Sentiram a claridade? Opa! Tem gente que não consegue viver sem muita luz sobre a cabeça. Uma iluminação que é fator de sobrevivência. Mais que a própria respiração e o pulsar do coração.

Fico quieta no meu canto percebendo comportamentos.

Duas pessoas se aproximam conversando em tom de voz normal. De repente uma delas vê ao longe alguém que de alguma forma precisa saber de sua chegada. O tom vai para as alturas. Gargalhadas, gestual exagerado e a espera do holofote. Pronto! Fiat lux! Haja luz para satisfazer o ego. Com isto vem uma enxurrada de piadas idiotas e um olhar lancinante caso não exista recíproca de risos e gente se jogando para trás das cadeiras. Por duas vezes fui questionada por que não entrei na vibe. Disse que não tinha inteligência o suficiente para acompanhar e entender as brilhantes piadas. Pensem em duas pessoas felizes com a minha confissão de burrice. Então...

Ninguém pode imaginar o quanto sou tímida. Fotos e gravações para a TV me remetem para o fechamento da porta do avião. Fico questionando o que estou fazendo ali. No avião é mais simples. Homeopatia de 6 em 6 horas dias antes da viagem, que fique claro que isto só serve para as curtas. Me transformo em excelente companhia já que viro uma Claudia paz e amor. Afinal, tenho que continuar com a homeopatia para a volta. Nas longas só tarja preta resolve. Para gravações e fotos seria fiasco total. Já me imaginaram com olhos caídos e boca mole? Boca mole jamais. Respiro fundo, falo rápido, sorrio muito e saio com a roupa pingando. Amo uma palestra ou debate! Vou feliz. Olhar nos olhos de outras pessoas me traz segurança. Talvez a sensação de vazio que sinto nos aviões e na frente das câmeras tire minha tão amada lógica. Em outra crônica (Mudando de Dimensão), falei da dificuldade de entender o que não vejo.

Não posso deixar de lado o vaidoso. Não são todas as mulheres e homens vaidosos que buscam holofotes. Estar bonito não tem nada a ver com o exagero em aparecer. A maioria é prepotente. Se acham perfeitos e tenho a certeza que quando se olham no espelho querem... ter um caso com eles mesmos. Para ser o centro das atenções vale qualquer coisa. Pisão no pé, joelhada no saco e dedo no olho. Não existe espaço para que ninguém fique por perto. Pode ser mais bonito. Pode ser mais inteligente. Pode questionar. Aí é o fim do mundo. Vejam a fórmula. Arrogância + Autoritarismo + Beleza = Solidão. Sim, senhores. O vaidoso do sistema solar faz questão de afastar dele qualquer um que minimamente pense. Por favor, é só dar uma olhada em volta que facilmente identificamos os sujeitos. De dar pena. Tadinhos!!!

Desejo para os que buscam a claridade que tenham boa sorte. Não faço parte deste mundo e muito menos sirvo de plateia para eles. Enquanto eles vão derrubar alguém, desrespeitar, iludir ou ainda infringir as leis, vou levar minha vida bem sossegada. Luz em excesso faz mal para a minha pele. O bronzeado parece manchado. Tô fora.