Falar sobre os males do cigarro parece ser um assunto batido, mas infelizmente os números comprovam que nem todo mundo fica atento aos problemas que esse vilão causa.

Para se ter uma ideia, atualmente cerca de 10 mil pessoas morrem por dia, sim eu disse, por dia! por causa do tabaco e a conta não pára por aí. A Organização Mundial da Saúde prevê que pelo menos seis milhões de pessoas vão morrer de doenças relacionadas ao vício apenas nesse ano.

Felipe é um exemplo disso. Tudo começou com uma dor de garganta, mas quando procurou atendimento médico recebeu o duro diagnóstico: câncer de laringe.

A cirurgia para retirara dos tumores foi bastante delicada. Uma parte da mandíbula teve que ser cortada para chegar à área atingida pela doença. Um pedaço da base da língua também precisou ser retirado. Da garganta, foram retirados também 30 nódulos, sendo oito com câncer. Foi removida uma veia do braço para reparar a região afetada. Para Felipe poder respirar, foi feito um buraco na traqueia.

Felipe fumava apenas aos finais de semana, mas os danos causados pelo cigarro foram grandes. Segundo pesquisas, quem fuma tem 20 vezes mais chances de sofrer com o câncer de laringe.

Se você ainda não está convencido do quanto o cigarro é prejudicial, escute o último e mais assustador dado. O tabagismo é a principal causa de morte que pode ser evitada em todo o mundo. A principal!

Saber disso já deveria ser motivo suficiente para os fumantes largarem o vício, mas não é assim que as coisas funcionam.

Conheça formas de acabar com o tabagismo.

O primeiro passo é querer largar o cigarro. Mas essa decisão não é fácil.

O segundo passo é procurar ajuda.

Agora vamos ao terceiro e último passo fundamental para deixar de fumar. O que você acha que é?

Escolher o tratamento adequado. Hoje em dia já existem muitos tratamentos que apresentam ótimos resultados.

O importante é aliar o acompanhamento profissional com a TRN, terapia de reposição de nicotina, e ela pode ser feita com esses adesivos ou goma de mascar.

E quem consegue parar de fumar sente as vantagens logo de cara. Vinte minutos sem cigarro já melhora a sua pressão arterial.
Em 72 horas, a concentração de monóxido de carbono no seu corpo já estará normalizada, e quem conseguir parar de fumar antes dos 35 anos, reduz muito os riscos de sofrer algum problema de saúde relacionado ao tabaco.

Se você é fumante e quer largar o vício, a hora é essa. Existem várias alternativas que vão te ajudar a parar de fumar e te dar fôlego novo em busca de mais qualidade para a sua vida.

Lembre-se, senão parar agora voce está encurtando seu tempo de vida e consequentemente o convivio com aqueles que você ama.

Reflita: vale a pena!