Considerada uma das maiores especialistas em cabelos do Brasil, a dermatologista Denise Steiner tem sempre uma dica útil para melhorar a saúde de nossos fios. A seguir, a especialista (que também é presidente da Academia Brasileira para Estudos do Cabelo) fala sobre dados capilares da brasileira e ensina cuidados básicos para os fios.

- A quantidade de cabelo que cai é variável de pessoa para pessoa, ficando mais ou menos entre 30 a 100 fios. O mais importante é a relatividade, a pessoa tem noção de quanto cabelo perde por dia, se isso aumentar muito ela deve se preocupar.
- A mulher não fica careca como o homem porque tem outro padrão de calvície, por causa das diferenças hormonais e enzimáticas. Ela, em geral, fica calva de forma difusa com acentuação da rarefação no topo da cabeça.

- A calvície feminina deve ser vista como uma doença, pois pode ocorrer aumento dos hormônios masculinos. A mulher deve ser pesquisada em relação à tireóide e ovário policístico, anemia.

- Os problemas capilares mais comuns entre as brasileiras são caspa, oleosidade excessiva, pontas duplas, afinamento do fio, micoses e tricotilomania (arrancar os próprios fios).
- A caspa tem tratamento com xampus especiais (à base de piritionato de zinco, cetaconazol, etc). Às vezes também há necessidade de tratamento via oral sistêmico. A tricotilomania que é um tipo de TOC é tratado com medicamentos antidepressivo ou psiquiatra.
- Os principais cuidados no dia a dia são lavar o cabelo e usar xampus e condicionadores adequados para o tipo de cabelo. Evite secador, tinturas permanentes e use pente de madeira.
- O que mais prejudica a saúde do fio é a desnutrição, anemia, falta de carne vermelha e vitaminas.

Fonte: http://especialcabelos.terra.com.br/materia/cabelo_mix/414/ensinamentos-preciosos