Site com filmes, jogos, experiências e atividades. O conteúdo animado, baseado na grade curricular estadunidense, traz uma variedade de temas enorme, capaz de abordar piratas, a história de um importante violoncelista, menstruação, e muitos outro tópicos dentro de Matemática, Ciências, Estudos Sociais, Inglês, Tecnologia, Artes e Música, e Saúde.

- BrainPOP foi produzido para ser usado para a introdução de um novo tópico, para ilustrar assuntos complexos, e até para fazer revisões antes de um teste. Por isso, cada vídeo vem com quizzes que podem ser resolvidos/aplicados antes ou depois dele. Para tornar a experiência ainda mais interessante, a discussão também pode ser estimulada antes e depois dos vídeos, quizzes e outras atividades.

- Aprender por meio de vídeos divertidos e fáceis sempre pode inspirar os alunos a realizar atividades relacionadas ao audiovisual. O professor também pode sugerir que os alunos tentem explicar assuntos por meio de vídeos. Os temas podem ser escolhidos pelos próprios alunos, com base em dúvidas e curiosidades pessoais. Também pode ser interessante pedir que sejam escritos em pedaços de papel, que podem ser trocados ou sorteados. Dessa maneira, cada grupo explica a dúvida de outro grupo, o que permite pesquisar, organizar e elaborar conteúdo direcionado a quem não participou da pesquisa. Como os vídeos são animações, também é possível trabalhar com desenhos e histórias em quadrinhos.

- BrainPOP pode ser uma muito útil para aulas de inglês, pois as falas são bem articuladas e existe a possibilidade de usar legenda ou não. Podem ser indicados para serem assistidos individualmente ou em grupo, em casa ou na escola (a tela pode ser aumentada, o que permite seu uso no projetor ou no quadros interativos). Há ainda versões de BrainPOP em espanhol e francês.

- O site indica o acesso a outros recursos, como o BrainPOP Educators, que oferece, gratuitamente, dicas, e melhores práticas pela e para a comunidade de educadores. Professores podem postar seus planos de aula, ver e compartilhar idéias para utilizar o site na sala de aula e em casa, comentar os posts etc. A navegação pelo BrainPOP Educators exige cadastramento, que é gratuito e não tem relação com ser ou não assinante do BrainPOP. Para entender melhor, como utilizar o recurso, assista ao vídeo clicando aqui.

- Os conteúdos podem ser acessados mediante assinatura mensal ou anual, porém, é possível criar um login para experimentá-los por cinco dias. Neste link está explicado melhor como funciona o site e indicadas as maneiras de assinar ou experimentar. Além disso, apresenta ainda outro recurso, o BrainPOP Jr, para crianças menores, sobre o qual é possível saber mais por meio deste vídeo. Estão disponibilizados, ainda alguns vídeos gratuitos, neste link.

- Os conteúdos são totalmente compatíveis com lousas interativas, projetores, Macs e PCs. Para ver e exibir os vídeos, não é necessário fazer download ou instalações, nem possuir qualquer hardware especial.

Ficha técnica
Público alvo: crianças e jovens
Produção: BrainPOP is a business name of FWD Media, Inc.
Endereço online: http://www.brainpop.com/
Idioma: Inglês, espanhol e francês

Acesse o site e confira: http://www.brainpop.com/