Na escolinha, enquanto a professora falava sobre religião, uma criança de 6 anos levantou o braço e disse: "Deus é o nosso pai, Ele fez a terra, o mar e tudo que está nela; nos fez como filhos dele". A professora, desejando aprofundar o assunto, fez uma indagação: "Como vocês sabem que Deus existe, se nunca o viram?". A  sala ficou em silêncio... Pedrinho, um garoto que adorava as aulas de religião, comentou: "Minha mãe explicou que Deus é como o açúcar no leite que ela faz para mim todas as manhãs, eu não vejo o açúcar que está dentro da caneca no meio do leite, mas se ela tira, fica sem sabor. Deus existe, e está sempre no meio de nós, só que não o vemos, mas se Ele sair de perto, nossa vida fica... sem sabor". A professora sorriu e disse: "Muito bem Pedro, eu ensinei muitas coisas a vocês, mas você me ensinou algo mais profundo que tudo o que eu já sabia. Agora sei que Deus é o nosso açúcar e que está todos os dias adoçando nossa vida!".

Amigo leitor, é muito importante avaliar o que realmente tem valor nesta vida. Preste atenção na frase proferida por um sábio: "Existem apenas duas atribulações na vida:

1) Não conseguir aquilo a que se tem apego.

2) Conseguir aquilo a que se tem apego".

Em uma pequena aldeia no Japão, no início do século passado, havia um grupo de fazendeiros, já idosos, que se reuniam semanalmente para conversar e tomar chá. Eles procuravam variedades raras de chás, caríssimos, para criar novas misturas que melhorassem o paladar da bebida. Certo dia, o membro mais velho do grupo trouxe um recipiente em ouro contento folhas verdes. Ele preparou o chá com todo requinte. Os amigos ficaram impressionados com o chá que provaram e o elegeram como sendo o melhor. O ancião comentou: "Senhores, o chá que acham tão delicioso é bebido pelos camponeses de minha fazenda. As melhores coisas da vida custam barato e não são difíceis de encontrar". Em um mosteiro, um menino perguntou ao mestre: "Todas essas orações que o senhor nos ensina fazem com que Deus se aproxime de nós?". O sábio resolveu responder com outra indagação: "Todas essas orações que você reza irão fazer o sol nascer amanhã?". O menino disse: "Lógico que não, o sol nasce obedecendo uma lei da natureza". O mestre replicou: "Essa é a resposta à sua pergunta. Deus está perto de nós, independentemente das preces que fazemos". O discípulo ficou revoltado: "Então nossas orações são inúteis?". O sábio concluiu: "Absolutamente, se você não acordar cedo, jamais verá o sol nascendo. Se você não rezar, embora Deus esteja sempre por perto, você nunca conseguirá notar Sua presença".