Se a melhor forma de derrotar um inimigo é conhecendo-o melhor, chegou a oportunidade de saber tudo o que você precisava para combater um grande vilão da estética: as estrias.

E quem ajudou o Doutor a falar sobre o assunto foi a grande campeã do vôlei brasileiro, a jogadora Fofão!

Antes de qualquer coisa, vamos entender por que as estrias se formam na nossa pele.

A epiderme possui elasticidade natural, e é por isso que a pele estica.

Elas costumam aparecer durante a puberdade, principalmente naquela fase em que os jovens crescem de repente. Também podem acontecer durante a gravidez.

A derme, a camada interna da pele, possui fibras elásticas que são compostas por colágeno e elastina.

Quando essas fibras se rompem, pequenas rachaduras se formam na derme, e o resultado são as tão detestadas estrias.

A estria não é um problema só para mulheres. Os homens também são grandes vítimas dessas listrinhas indesejáveis.

Imagine uma barriga de uma mulher no começo da gestação. Conforme a barriga vai crescendo, a pele estica junto.

Quando a pele estica e a derme não tem a capacidade de estiramento adequada, ela vai se romper e essas rachaduras surgirão. O resultado é estria

Esse tipo de estria pode ter dois aspectos diferentes. Quando acabaram de se formar, elas têm uma coloração avermelhada ou arroxeada. Elas ficam com essa cor porque as fibras de colágeno e elastina da pele se romperam e o local ficou inflamado. É o tipo mais fácil de tratar e com mais chances de sucesso.

Existe outro tipo de estria de cor vermelho-escuro e com mais profundidade na pele. Esse tipo de estria pode ser sintoma de uma doença chamada Síndrome de Cushing, e é causada pela produção em excesso de um hormônio chamado cortisol. Além das estrias, essa doença também provoca deformações no corpo e inchaço.

No caso das mulheres, as estrias costumam aparecer nos seios, nádegas e abdômen. Podem surgir durante a puberdade, na gravidez, ou por que a mulher engordou e emagreceu rapidamente.

Nos homens, elas podem surgir durante a puberdade, quando os meninos esticam de uma vez. Grande ganho de massa muscular e aumento de peso também podem causar estrias. Elas costumam aparecer nas costas, axilas e bíceps.

Se você não tratar a estria assim que ela aparecer, o tempo passa e depois de alguns meses ela vai ficar branca, como uma cicatriz. Se a pele continuar esticando, as estrias podem aumentar também.

Por isso, a prevenção é sempre a melhor forma de fugir do problema. No caso das estrias, faça uma dieta balanceada e exercícios físicos.

Essas medidas evitam o ganho de peso e amenizam o aparecimento das estrias.
Alimentos ricos em vitaminas C e E como frutas cítricas como laranja e limão, milho, carnes magras e óleos vegetais. Essas vitaminas ajudam na produção do colágeno, uma proteína da pele que auxilia a prevenção das estrias.

As mulheres grávidas também podem evitar o aparecimento de estrias hidratando a região abdominal com cremes específicos para gestantes.

Atualmente existem vários tipos de tratamento para estrias, mas nenhum deles garante 100% de sucesso. Procure um dermatologista e veja qual é o tratamento mais indicado para você.