·No café da manhã prefira queijos brancos, frutas, peito de peru, salada de frutas, tapioca, iogurte, suco e café. Consuma em pouca quantidade pão de queijo, bolo, salgados, sucrilhos, carne, mandioca, biscoitos e doces em geral. Cuidado com o ovo frito, risco de conter salmonela.

·Tenha sempre com você: barras de cereais ou biscoito cream craker integral ou cookies integrais ou barra de granola crocante para ingeri-los durante os lanches, assim você comerá menos no almoço e no jantar e evitará a perda de massa muscular e a diminuição do metabolismo.

·Prefira restaurantes self-service para controle da refeição.

·Cuidado com os molhos gordurosos. Se tiver duas opções de prato, escolha sempre aquele com menos gordura no molho, por exemplo, molho de tomate, de champignon ou de vegetais.

·Evite alimentos fritos. Ricos em gordura saturada, que eleva o colesterol ruim LDL e causam azia e diarréia.

·Cuidado com o local das refeições e lanches. Pergunte de onde vem a água que eles preparam e lavam os alimentos; observe a higiene da cozinha e como os alimentos são oferecidos (ficam em banho maria / são servidos imediatamente depois de prontos). Se não tiver como ver a cozinha, observe o banheiro do restaurante, assim você terá uma idéia da higiene da cozinha.

·Evite comer frutos do mar, peixes e salgados vendidos na praia. Muitas vezes a temperatura de armazenamento desses alimentos é inadequada, o que favorece o crescimento da bactéria.

·Tomar líquido constantemente. Preferir sucos e água (ver a qualidade da água do suco).

·Substitua os doces muito calóricos (sorvetes, biscoitos recheados, chocolates, etc) por uvas passas, frutas, gelatina e picolé de frutas com poucas calorias (70-100 kcal).

·Cuidado com a quantidade de cerveja e refrigerantes. Cada lata corresponde as calorias de 1 pão de sal , podendo ocasionar diabetes tipo 2 e elevar os níveis triglicerídios, além de favorecer o crescimento da gordura localizada.

Boa viagem!

Nutricionista Letícia de Moraes Freire
CRN/1 5945