Um movimento que fazemos milhares de vezes por dia, mas que quase ninguém presta atenção. A respiração correta, feita com calma e concentração, é apontada por especialistas como a principal forma de evitar dores musculares. A orientação é estar sempre atento ao ato de respirar, principalmente ao enfrentar alguma situação de estresse.

O otorrino do Grupo Hospitalar Conceição, do Ministério da Saúde, Iuberi Zwetsch, explica que quase todo tipo de atividade física começa com o ensinamento de como deve ser a respiração. Segundo ele, para quem ainda não sabe a melhor forma, buscar uma atividade física como ioga ou pilates pode ser uma boa saída.

“Você fazendo exercícios em que a respiração seja profunda e regular, o corpo se sente mais relaxado se sente mais tranqüilo porque a oxigenação é melhor e você fazendo técnicas de relaxamento, pode ser físico, pode ser por ioga, pode ser por meditação, você tem uma conscientização na respiração”, explica Zwetsch.

O especialista afirma que não dar a devida atenção à respiração pode trazer inúmeros desconfortos e até problemas de saúde. ”Parece incrível, mas ‘respirar é só abrir a boca e deixar o ar entrar e sair’ não é bem assim. A respiração tem que ter uma coordenação, tem que ter um relaxamento das estruturas e, nesse mundo atual de correria, de estresse, de ansiedade, há uma tendência de a gente não respirar direito, acaba usando a respiração errada o que começa a trazer problemas de dores, começa a trazer problemas de concentração, mau sono.”

Além de uma atividade física que ajude a respirar da forma correta, outra dica do especialista é em qualquer situação de estresse, a pessoa parar por alguns segundos e respirar devagar, tentando buscar a calma. De acordo com ele, esses segundos podem evitar vários futuros incômodos, como uma dor nos ombros ou nas costas, por exemplo.

Ouça a matéria da Web Rádio Saúde