A vida moderna tem despertado em grande parte das pessoas a ilusão de que existem fórmulas mágicas, rápidas e eficientes para a solução de quase todos os problemas. Imagina-se, por exemplo, que é possível aprender inglês dormindo ou diminuir de peso enquanto se assiste televisão. E também se sonha com alguma solução milagrosa para manter nosso coração pulsando firme e forte, de preferência para sempre. Embora a ciência e a tecnologia tenham avançado muito nas últimas décadas, todas as soluções imaginadas ainda dependem, em grande parte, do esforço e do comprometimento individual.

Esses requisitos são essenciais quando se quer manter o coração saudável e em condições de desempenhar sua nobre missão de bombear o sangue oxigenado para todo o corpo. “Não há milagre que assegure o bom funcionamento e conservação desse importante órgão. A fórmula exige atividade física, a adoção de uma dieta adequada e a realização de check-ups regulares”, observa o dr. Cesar Jardim, cardiologista do HCor e coordenador do Clinic Check up HCor.

O exercício auxilia tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças cardiovasculares. A prática sistemática de atividade física proporciona, entre outros benefícios, a melhoria do suprimento de sangue ao músculo cardíaco e eleva a capacidade cardíaca e pulmonar. Também ajuda no controle da pressão arterial e na manutenção de níveis adequados de colesterol e triglicérides.

A adoção de uma dieta saudável não significa se privar de todas as guloseimas, mas saber se controlar e respeitar os limites impostos pelo próprio organismo. Por exemplo, se a pessoa tem índices elevados do chamado mau colesterol – o LDL -, deve optar por alimentos menos gordurosos. Também é importante ter parcimônia no uso de sal para temperar a comida e também no consumo de bebida alcoólica.

A associação de uma dieta equilibrada e sem excessos com a realização de exercícios regulares também contribui efetivamente para a manutenção do peso ideal, outro fator de grande importância para a preservação da saúde do coração. São dois aliados que costumam potencializar, quando juntos, os benefícios que proporcionam individualmente. A atividade física, por exemplo, também contribui para a redução do mau colesterol.

E para completar essa fórmula certeira, a realização de check-ups regulares possibilita acompanhar permanentemente o estado e o funcionamento do coração, além de auxiliar a definir quais são os limites que devem ser respeitados no exercício físico, para que essa atividade produza benefícios com segurança. “Cuidar bem do coração é, acima de tudo, uma questão de atitude”, ressalta o dr. Cesar Jardim. Com a vantagem adicional de que ao adotar essa fórmula a qualidade de vida melhora de forma integral, permanente e segura.

Por: HCor  http://hcor.com.br/Sa%C3%BAdeHCor/Dicas/tabid/223/Action/Load/TipsID/8/Default.aspx