Agora é oficial: chocolate não é mais considerado junk food. Pelo menos, não o meio amargo. Segundo descobertas de cientistas da Universidade da Califórnia (EUA), comer alguns pedacinhos da guloseima em uma dieta semanal equilibrada pode trazer benefícios até para a beleza, além de ser muito prazeroso.

A notícia, divulgada pelo site Total Beauty, destacou que o chocolate é derivado das sementes de cacau, altamente ricas em flavonoides, um antioxidante que protege a pele dos efeitos do sol e ajuda a prevenir rugas, linhas finas e descoloração. Só para se ter uma ideia, uma xícara de cacau pode conter mais antioxidantes do que uma taça de vinho tinto ou uma xícara de chá verde.

O estudo realizado pelos cientistas comprovou que os voluntários que consumiam chocolate meio amargo rico em flavonoides tiveram uma melhora na textura e na hidratação da pele, além de diminuir a sensibilidade ao sol e apresentarem 25% menos vermelhidão, comprovando a propriedade protetora do doce.

O chocolatier Tierry Murret da marca Godiva orientou que na hora de comprar chocolates, os consumidores chequem os ingredientes na embalagem, pois aqueles com 70% cacau ou mais são os mais benéficos para a beleza. Se ele conter açúcar ou leite entre os ingredientes, não será tão saudável para a pele. Quanto mais amargo o chocolate, melhor, pois os flavonoides deixam o alimento com este sabor.

Lembre-se de que o chocolate ainda é altamente calórico, por isso não extrapole na quantidade ingerida semanalmente.