Alho.

Age como anti-inflamatório e reduz o risco de doenças cardiovasculares e de desenvolver câncer. Tem ação antibacteriana e antifúngica. Para ativar o seu poder nutricional, depois de corta-los e amassa-los deixe-os descansar por 10 minutos antes de cozinhar.


Azeite de oliva.


Rico em vitamina E, gordura monoinsaturada e fitoquímicos, que protegem o coração, ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim e aumentam o colesterol bom. Controlam o diabetes e a artrite reumatoide e evitam o AVC e o câncer de cólon e mama. Com o processamento pode diminuir o conteúdo nutritivo, use azeite menos processado ou extravirgem.

Vinagre.




 Quase não contém calorias. Uma porção de quatro a três colheres de chá/dia  pode reduzir a reação da glicose no sangue., diminuindo a carga de glicemia dos alimentos. Ele também proporciona maior sensação de saciedade depois das refeições, sendo assim é aliado das dietas.


Cebola.



Rica em vitamina B1, B2 e C e em antioxidantes, tem ação anti-inflamatória e regulariza a pressão arterial. O cozimento e a alta temperatura pouco alteram suas propriedades curativas. Quanto mais forte o sabor, mais potente o efeito.


Manjericão e orégano.


Tem propriedade antioxidante e podem ser utilizados no lugar de temperos industrializados que são, na maioria, ricos em sódio.


Salsa.


Fonte de betacaroteno, vitamina C e do complexo B e ácido fólico. Apresenta minerais como cálcio, potássio, fósforo, enxofre, magnésio e ferro.  É diurética e antiflatulenta.



Contraindicações:  Pessoas com doenças digestivas, como gastrite ou úlcera, têm restrição ao consumo de vinagre.
O alho cru também pode causar azia.
Já o azeite de oliva extravirgem deve ser consumido com moderação , devido ao alto valor calórico.

Beijos

Mi Lappa

Fonte : Revista Malu.