Nem sempre o mais sofisticado é o melhor. Dicas simples, mas que resolvem a sua vida, também têm o seu valor. Esse post é uma continuação do post “10 Dicas Estupidamente Boas”, que pulbliquei aqui faz quase um ano. Novamente, é uma seleção de dicas curtas que trazem truques rápidos e simples de executar e que, apesar disso, podem ajudar muito no seu dia-a-dia. Sem mais enrolação, seguem dez dicas tão estúpidas quanto legais.
  • 1 – Apague as buscas queima-filme - O Google (e a maioria dos motores de busca) registra os termos que você pesquisa para preencher uma lista de sugestões para novas buscas. Assim, quando as primeiras letras são digitadas, as buscas anteriores são mostradas numa lista. Para se livrar de itens específicos dessa lista, selecione um termo usando as setas do teclado e depois clique Shift+Delete.
  • 2 – Carrossel em 3D no Windows 7 - Como o Windows 7 é mais simples e rápido que o Vista, muita gente esquece que ele tem um recurso todo garboso para ver todas as janelas abertas. Segure a tecla Windows e pressione Tab para ver como é legal.
  • 3 – Siga perfis do Twitter sem ser visto - Você pode seguir perfis abertos do Twitter sem que as pessoas seguidas saibam. Basta criar uma lista e marcar a opção. Para tanto, faça login no Twitter.com e clique em Lists, depois em Create a list e marque a opção Private. Daí para frente, é só visitar os perfis que você quer seguir escondidinho e adicioná-los à essa nova lista. Para ver a lista direto, será criado um endereço do tipo http://twitter.com/#!/list/jbarreto_info/lista_privada
  • 4 – O que você estava pesquisando em 30 de maio de 2008? - Quem usa navegador com abas e tem conta no Gmail ou no Orkut, ou seja, quase todo mundo, acaba fazendo buscas no Google enquanto está logado. Isso, além de guardar suas preferências de configuração, alimenta um detalhado histórico das pesquisas. Acesse https://www.google.com/history e veja com detalhes as buscas que você fez nos meses e anos anteriores.
  • 5 – Maiúsculas obedientes - No Word, dá para formatar palavras ou textos inteiros usando a combinação Shift+F3. Cada vez que o comando é dado, o bloco de texto fica grafado em letras maiúsculas, minúsculas ou com a primeira letra maiúscula e as demais minúsculas. ASSIM , assim ou Assim.
  • 6 – Senta lá, Cláudia - Quer tirar férias de algum contato seu do Facebook que não para de postar e acaba inundando seu perfil com besteiras? Repouse o mouse sobre a última atualização do pentelho e note que um X aparece no canto superior direito. Clique no sinal e escolha Ocultar Todos por Usuário Mala.
  • 7 – Aham, senta lá - Bom, se você estiver sentindo saudades das atualizações do mala da dica anterior, é possível voltar atrás. Desça até o rodapé do Facebook até que aparece o link Editar Opções. Ao clicar sobre ele, aparecerá uma lista com as pessoas que têm as atualizações ocultadas. Se for o caso, remova o seu chato de estimação de lá.
  • 8 – Economize selos - Quem tem aquela mania de enviar textos, links ou arquivos para seu próprio e-mail e usa o Gmail, pode cortar caminho. Em vez de enviar as mensagens, salve elas como Rascunho (Drafts). Não é preciso fazer nada, depois de alguns segundos, o webmail já faz um backup da mensagem. Se você estiver com pressa, é só clicar em Salvar Agora (Save Now). Pronto, o conteúdo da mensagem está lá, guardadinho, e você não bagunça a InBox.
  • 9 – Facebook no teclado - Dá para navegar no Facebook sem encostar no mouse. Basta memorizar o resultado das combinações da tecla Alt com números de 0 a 9. Os exemplos mais úteis são Alt+1 (Vai para Página Inicial), Alt+2 (Seu mural), Alt+3 (Solicitações de Amizade) , Alt+4 (Mensagens) , Alt+5 (Notificações)
  • 10 – Tumblr coletivo - Todo blog criado no Tumblr está preparado para receber posts enviados pelos visitantes. Configurar esse recursos é bastante rápido: após logar no serviço, clique em Customize, depois em Community e marque o item Let people submit posts. A partir daí, é só escrever uma mensagem convidando o público a participar e espalhar o endereço: http://seublog.tumblr.com/submit