Oooi pessoas!
Hoje o papo é sério e informativo.
Vou falar um pouquinho sobre mim: Eu uso óculos desde pequena, lá pelos meus 3 anos. Quem usa óculos já deve ter passado por aquelas máquinas enormes que ficam na frente do seu rosto, que dão até medo. E quem usa desde criança deve ter passado por aquelas outras máquinas que você põem uma figura dentro da outra. O meu caso é o Estrabismo e eu enxergo muito melhor com meu óculos. Já passei por muitos oftalmos e já ouvi falar de muitos problemas oculares, mas esse tal Ceratocone é nova pra mim e para muitos.
Infelizmente aqui no Brasil muita coisa é atrasada. O Ceratocone está sendo estudado só agora e muita gente deve ter esse problema e não sabe. Meu marido é um. Semana passada fomos no oftalmologista e por sorte fomos em uma clínica que é especializada em Ceratocone. A tia Lu vai explicar direitinho pra você o que é e como tratar.

O que é o Ceratocone?
O ceratocone, ou córnea cônica é uma desordem não inflamatória, na qual existe uma modificação na espessura e formato da córnea, geralmente nas duas córneas ou em uma só. As vezes essa modificação é bem maior em uma córnea e na outra nem tanto.


Sintomas:
Pessoas com ceratocone tipicamente relatam uma pequena desfocagem de sua visão e procuram um profissional em busca de lentes de contato para dirigir ou ler. Nos estágios precoces, os sintomas do ceratocone podem ser os mesmos de qualquer outro defeito refrativo do olho. Com a progressão da doença, a visão deteriora, muitas vezes rapidamente. A visão se torna prejudicada em todas as distâncias e a visão noturna é bastante fraca. Algumas pessoas possuem visão em um olho que é notavelmente pior que no outro olho. Alguns desenvolvem fotofobia (sensibilidade à luz forte), astenopia por forçar os olhos durante a leitura ou coceira no olho. Entretanto, normalmente há pouca ou nenhuma sensação de dor.
sintoma clássico do ceratocone é a percepção de múltiplas imagens fantasmas, conhecidas como poliopia monocular. Este efeito é mais claramente observado em um campo de visão com alto contraste, como um ponto de luz em um ambiente escuro. Ao invés de ver somente um ponto, a pessoa com ceratocone enxerga muitas imagens daquele ponto, espalhadas em padrão muito irregular. Este padrão tipicamente não se altera a cada dia, mas geralmente durante o tempo ele toma novas formas. Em alguns casos o paciente pode apresentar diplopia monocular, nesse caso é a presença de imagem dupla e não múltipla.
Nas fases iniciais, a visão poderá ser afetada levemente, aparecendo sintomas de fotofobia, irritações , ofuscamento, embaçamento e/ou distorções moderadas.
No caso de evolução da doença e conseqüente maiores alterações da córnea, a visão vai se tornando mais embaçada e distorcida como na figura abaixo:

(quem tem ceratocone e quem não tem)

Muitos pacientes não percebem que têm ceratocone. Em sua fase inicial o ceratocone apresenta-se como um astigmatismo irregular levando o paciente a trocar o “grau” dos óculos com muita freqüência, podendo haver aumento ou redução na graduação. Isso pode evoluir rapidamente ou em outros casos levar anos para se desenvolver. Pode ainda afetar gravemente e limitar as pessoas diante de tarefas do dia-a-dia.

De onde vem a doença e em qual estágio da vida eu posso ter?
O ceratocone inicia-se geralmente na adolescência, em média por volta dos 16 anos de idade, embora tenha sido relatado casos de início aos 6 anos de idade. Raramente o ceratocone desenvolve-se após os 35 anos. Afeta homens e mulheres em igual proporção.
Como eu disse à cima, meu marido está com ceratocone e ele tem 22 anos. O oftalmo que nos atendeu, perguntou quanto tempo faz que ele sentia a vista embaçada, e meu marido afirmou que faz uns 3 anos. Com isso, o oftalmo disse que nós descobrimos um tanto tarde o ceratocone, pois está em um estágio avançado só no olho direto. O esquerdo também tem, porém ainda não atrapalha a vista.
Ceratocone é a distrofia mais comum da córnea, afetando 1 pessoa a cada 2.000, parecendo ocorrer em populações em todo o mundo.
Várias fontes sugerem que o ceratocone provavelmente surge de um número de diferentes fatores: genético, ambiental ou celular, qualquer um deles pode formar o gatilho que irá dar início a doença. Há médicos que também associam o ceratocone ao ato de coçar os olhos. É comum o paciente ter rinite alérgica associado ao ceratocone, o que faz com que cocem os olhos frequentemente. Isso pode causar o afinamento da córnea devido a remoção mecânica de células do epitélio corneano. 

Quais exames devo fazer, e qual é o tratamento?
O diagnóstico é realizado através de exame oftalmológico e pode ser confirmado através da Topografia Corneana Computadorizada.

O exame de Topografia Corneana Computadorizada, como o próprio nome diz, faz uma análise topográfica da superfície da córnea que nos permite obter informações quantitativas e qualitativas a respeito da córnea do paciente, através de um gráfico numérico e de cores. Com isto, além de muito ajudar no diagnóstico, nos permite um acompanhamento da evolução, forma, posição e tamanho do cone.

O tratamento no ceratocone tem por objetivo a obtenção de boa acuidade visual para o paciente.
O tipo de tratamento a ser adotado vai depender do estágio de evolução em que o ceratocone se encontra. 

Inicialmente, os óculos corrigem satisfatoriamente a miopia e astigmatismo. Entretanto, à medida que a doença progride a visão não é mais adequadamente corrigida e requer o uso de lentes de contato rígidas para promover o aplanamento corneano e fornecer uma visão satisfatória. Tardiamente, quando as lentes de contato não fornecem boa visão ou há intolerância ao uso das lentes de contato, está indicado o transplante de córnea.
O usuário das lentes, deverá receber um acompanhamento rigoroso, visto que o ajuste das lentes de contato no ceratocone pode não ser tão fácil, podendo, no decorrer do tempo acontecer mudanças na curvatura corneana ou outras alterações na superfície da córnea que necessite levar a realização de ajustes na lente.
Assim sendo, o acompanhamento freqüente do médico oftalmologista é fundamental.


Cuidados:
É muito comum o portador de ceratocone ter o hábito de coçar muito os olhos. Esta esfregação pode contribuir para o processo da doença, assim sendo, os pacientes são orientados a não coçarem os olhos.

É preciso lembrar, que estatisticamente apenas aproximadamente 10% dos casos evoluem para transplante de córnea, sendo que na grande maioria dos casos consegue-se controlar o problema através principalmente da adoção de lentes de contato rígidas.
Não existem no mercado, medicamentos conhecidos que possam evitar o progresso da doença.
Um dos maiores motivos de indicação de transplante de córnea é quando não se pode mais obter visão satisfatória com os meios acima descritos.

Se você for usar as lentes, principalmente a rígida (foto a cima), seu oftalmo irá dar todas as orientações necessárias de como cuidar dessa lente. NÃO saia da clínica com suas lentes, sem antes aprender como manuseá-las. Existem casos de pessoas que vão o mês inteiro na clínica onde se fez as lentes, só para aprender como usá-las.



O que fazer?
Você se identificou com os sintomas ditos à cima? Pois então vá em um oftalmologista de confiança, peça exames mais específicos, pois como eu disse, o Brasil já é lento, e essa doença não é totalmente conhecida, porém se conhece os sintomas e o tratamento. Se você tem ceratocone e não se cuidar, você pode perder totalmente a sua visão, não ficará tudo escuro, mas sim completamente embaçado.

Quer saber mais? 
Ceratocone- APTOmed (aqui tem mais informações sobre o transplante de córnea)

Fiquem tranquilos, não é uma coisa grave, mas o ceratocone quando diagnosticado, não tem cura e não vai sumir, mas temos como cuidar.
De novo, como eu disse mais pra cima, meu marido tem 22 anos, e descobriu um tanto tarde o ceratocone. O oftalmo já nos alertou: CUIDE! Caso contrário, em no máximo dois anos, você pode perde completamente a visão do olho direito e o esquerdo vai estar bem embaçado também. O ceratocone pode ou não crescer, mas é bom tomarmos muito cuidado.

Então é isso pessoal. Quem já sabe que tem esse problema, está se cuidando direitinho? Quem acha que tem já está correndo atrás de uma consulta no oftalmo? Espero que sim, hem??
E espero mais uma vez ter ajudado vocês.
Comentem!
=*