Olá pessoas! Eu estava dizendo em meu blog, que eu tinha dado uma sumida nessa semana, pois estava de cama. Venho compartilhar com vocês a diferença entre gripe e resfriado e também algumas receitinhas caseiras que ajudam nesses dias horríveis.



RESFRIADO 

O resfriado é uma infecção branda das vias aéreas. Pode ser causado por vários tipos de vírus, sendo o Rinovírus o mais comum. É extremamente contagioso e a transmissão é feita através de aerossóis da tosse ou espirro e pelo contato com mãos infectadas.
Os sintomas surgem de 24h a 72h após o transmissão do vírus. Costuma durar de 5 a 7 dias, porém em 25% dos casos, os sintomas persistem por até 2 semanas. A maioria das pessoas apresenta de 3 a 5 quadros de resfriado por ano.
Os sintomas mais comuns são a rinite, tosse e espirros. Pode ocorrer dor de garganta de curta duração nos primeiros dias. A tosse seca pode durar até semanas depois do fim dos sintomas.
Em adultos raramente ocorre febre.
O resfriado é contagioso durante apenas os 3 primeiros dias de sintomas.


GRIPE

A gripe é causada pelo vírus Influenza. Apresenta um quadro clínico mais rico que o resfriado, com febre alta, dores pelo corpo, dor de cabeça, mal estar, perda do apetite, dor de garganta e tosse. Na gripe os sintomas costumam aparecer subitamente ao contrário do resfriado, onde eles surgem gradualmente. A tosse e a febre são sintomas precoces.
O modo de transmissão é igual ao do resfriado. O tempo de doença costuma ser de até 2 semanas. O tempo em que o paciente mantém-se contagioso dura até 7 dias ou 24h após a resolução da febre.
A gripe também apresenta uma maior taxa de complicações, como pneumonia pelo próprio Influenza ou por bactérias oportunistas.


Os sinais de gravidade da gripe são:

- Dificuldade respiratória
- Dor torácica para respirar
- Pressão baixa
- Alterações da consciência
- Desorientação
- Vômitos persistentes

Para se prevenir da gripe e do resfriado, deve-se:

- Evitar contato próximo com pessoas contaminas (pelo menos 2 metros).
- Evitar contato direto das mãos com olhos e boca sem antes as terem lavado.
- Lavar as mãos frequentemente.
- Evitar ficar em ambientes com pouca circulação de ar e com muitas pessoas.

Mais? AQUI

Bom, como eu disse ali em cima, vou dar algumas receitas que ajudam na gripe, mas como é uma receita...vou deixá-las lá no Receitas D+. =)
(cliquem nos nomes e vá direto para a receita)

Chá de alho com limão
Chá de limão com mel
Chá de hortelã
Chá de hortelã com limão
Suco de laranja


Em quê esses chás ajudam?


O chá de limão com alho é ótimo para os 2 primeiros dias de gripe. O alho em si melhora a circulação, é excelente para gripes, resfriados ou qualquer baixa do sistema imunológico, pois aumenta a resistência. Já o chá de limão com mel é para quem não suporta o alho, tendo um bom resultado mesmo assim. Chá de hortelã é ótimo para as dores de cabeça da gripe e do resfriado ou por outros motivos, além de ser um vermífugo, pois atua no aparelho digestivo. Chá de hortelã com limão também é bem gostoso e atua melhor contra a gripe. O suco de laranja é ótimo também para crianças, como é só morno, a criança toma rapidinho, e é bem revitalizante.  =)
E atenção mulheres, o limão ajuda no emagrecimento! ;)
Tudo é adoçado com mel que é um bom coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares, da garganta, do coração e da visão. Também tonifica e rejuvenesce a pele e os músculos.
E vocês? Conhecem mais receitinhas caseiras que ajudam na gripe? Manda pra mim: contatoluart@hotmail.com
Gostaram? Dúvidas? Comente!
=*