Ficha
Título:A cidade do sol  
Autor:Khaled Hosseini
Editora :Nova fronteira
Nº de páginas:368


 Do mesmo autor de O caçador de pipas,que sem dúvida vale uma leitura.
 Com narrativa envolvente ,impossível não ler até o fim. Quando lançou cidade do sol,achei que não poderia escrever  novamente algo tão interessante ,me enganei.
Sem dúvida um dos melhores livros que já li,Cidade do Sol é uma visão mais profunda da cultura do oreinte.
Conta a história de Mariam e Laila ,duas vidas que se unem durante a invasão no Afeganistão pela Rússia.
Mariam é filha de Nana que foi empregada de Jalil,rico empresária,do qual engravida.Para evitar a vergonha e densora da família ,ambas vão viver em  uma casinha afastada e assim vivem por 12 anos.No decorrer da história sua mãe morre e Mariam se vê obrigada a casar com Rashidum, um  sapateiro mais velho, e vão morar em cabul.
Laila se junta a Miriam depois de ficar orfã e acaba se tornando esposa de Rashidium,tendo o desprezo de Miriam inicialmente.
As histórias são alternadas ,o que dá dinâmica ao livro.
O livro mostra a forma como as mulheres afegãs são tratadas,ambas apanham do marido,porém tem reaçãoe diferentes ficando evidente as personalidades das personagens.Algumas passagens me chocoram, a forma como as mulheres são tratadas são no mínimo revoltante.
Com as tristezas e alegrias as duas mulheres se unem para lutar contra as injustiças  sofridas.
Sem dúvida um romance envolvente com um final surpreendente (não se podia esperar menos).
Como se passa em período de intenso conflito,são muitas informações a esse respeito e confesso me perdi em vários trechos, o que não desmereçe em nada o livro ,que nos leva a cultura islâmica em  suas belezas e injustiças,alegrias e tristeza.
Vale a leitura sem dúvida.Nem preciso dizer que chorei no final rs

Alguém já leu? Gostaram? Comentem =)