Em época de liquidação as lojas e shoppings de todo o país ficam lotados de consumidores loucos por um bom desconto. Mas como não deixar que os preços baixos ofusquem o bom senso e te façam comprar mais do que você pode ou precisa?

Para ajudar você a fazer as escolhas certas, Chiara Gadaleta, criadora do Instituto Ser Sustentável com Estilo, editora e consultora de moda, dá dicas de como manter o consumo consciente mesmo com tantas tentações.

Quais costumam ser os maiores erros de compras nessa época do ano? Nessa época de liquidações o grande risco é consumirmos peças sem necessidade que não serão usadas de fato. O impulso de consumir, mesmo se os preços estão mais baixos, deve ser controlado. O segredo é olhar as peças no começo da estação e aí sim esperar as liquidações para comprá-las. Outra coisa, não é por que a peça é barata que ela vai vestir bem, por isso, antes de comprar, meu conselho é sempre experimentar e se olhar bastante no espelho do provador.

Quais as dicas para evitar os exageros durante as promoções? Consumir conscientemente é pensar antes de comprar, por isso é necessário analisarmos se aquela peça vai se encaixar no seu guarda-roupa e as produções que podem ser feitas com ela ou não. Um look é feito de vários elementos que precisam ser coordenados entre si. Por isso, antes de sair comprando, vale a pena dar uma boa olhada no guarda-roupa e ver o que realmente você está precisando.

Como aproveitar os preços mais baixos para montar um guarda-roupa bacana e consciente? Hoje há uma maior variedade de marcas de moda sustentável que também praticam suas liquidações. Consumindo peças de moda sustentável você vai se sentir mais bonita e com a certeza ficará conectada com questões socioambientais através do seu look. Isso sim é ser sustentável com estilo!