RIO - Fora da ficção dos ensaios de moda e do cinema, as mulheres que chamam atenção na vida real são as que, mais do que estampar perfeição em pele, roupas e cabelo, sustentam uma autoconfiança surpreendente. E como estar segura requer conhecimento da própria imagem para valorizar o que é bom e disfarçar as imperfeições, um item indispensável nesse processo é a maquiagem. O problema é: no meio de tantas técnicas e produtos, qual usar?

O workshop de automaquiagem que acontece a partir do próximo sábado no Studio Vintage, em Niterói, pode ajudar a responder as principais dúvidas quando o assunto é make. A ideia é ensinar não só a se preparar para uma festa, mas a usar técnicas para melhorar o rosto nosso de cada dia, com os itens básicos de um nécessaire. A maquiadora Ruizia Queiroz, da TV Globo, vai adaptar as regras gerais para as necessidades de cada aluna, seus tipos de rosto e pele:
- O interessante é que a mulher aprenda a se reconhecer na maquiagem.

Vídeo:Aprenda a fazer uma maquiagem nos olhos para usar durante o dia

Entre as dicas, estão técnicas para contorno da face e correções de imperfeições, além de cuidados pré e pós maquiagem. É importante, por exemplo, limpar, tonificar e hidratar a pele antes da base, sempre esperando cerca de três minutos para absorver bem os produtos. Logo depois, vem o corretivo para esconder olheiras, espinhas e manchas. Em alguns casos, mais de um tom de base e corretivo são necessários para chegar à cor natural da pele.

Para descobrir a sua cor, a maquiadora indica testar os produtos na testa ou no peito, e não na mão, como a maioria das mulheres costuma fazer. A cobertura da pele é tão importante que, em alguns casos, já é uma maquiagem para o dia, ressalta
Ruizia.

Quem sofre com rugas e pequenos vincos pode aprender a usar a técnica de sombra e luz para resolver. Outro recurso é usar cremes e primers - aplicados antes da base, para uniformizar a pele - com lifting.
As participantes do workshop devem levar seus próprios pincéis e maquiagens, que serão combinados ao material de Ruizia, para fazer o make explorando o que elas têm à disposição e aprendendo o que é fundamental ter em casa e está faltando. Na lista de itens básicos da profissional estão pincéis para sombra, blush, pó e base, curvex, algodão, esponja, demaquilante, pinça e cotonete, base, corretivo, pó, blush, lápis de olho, máscara, sombras, batons e gloss. A quantidade e a tonalidade variam de acordo com especificidades, como cor da pele e tipo de correção a ser feita.


O curso está dividido em três módulos, que terão bastantes exercícios práticos. O primeiro é dedicado à preparação e cobertura da pele, que Ruizia considera a etapa mais importante da make. O tema da segunda etapa é o olhar: como usar as cores, o que e como aplicar para conseguir diferentes efeitos.

Por último, as alunas vão aprender a escolher e aplicar cores e tons de blush e batom, além de técnicas de sobrancelha. No fim de cada módulo, elas ganham uma foto profissional assinada por Bruno Rangel, do Studio Vintage. Será entregue também um CD com material personalizado para cada uma - bom começo para quem quer desistir de se igualar a uma diva de cinema, para viver como uma musa da vida real.
As aulas acontecem nos dias 7 de maio, 6 e 11 de junho. Cada módulo sai por R$ 150 e há horários disponíveis das 9h às 13h e das 14h às 18h. As inscrições podem ser feitas pelos telefones 3181-3362 e 8160-0053.

Fonte: O Globo