Por Andrea Guedes 
Fonte: Revista Donna/ed.6

O que é Feng Shui?

Feng Shui significa, literalmente, vento e água. São duas formas de vida fundamentais. Através dessa palavra podemos notar a simbologia chinesa e  sua sutileza. Essa filosofia é simples e está ao alcance de todos. Essa arte milenar é baseada na ideia de que a energia Chi está em todas as coisas do mundo físico (é invisível, mas podemos sentir), dando vida aos elementos da natureza em suas
diferentes vibrações. Quando essa energia se movimenta de maneira uniforme e harmoniosa, nossos pensamentos e sentimentos reagem de forma positiva.

Por que devemos organizar os ambientes?

Quando o espaço em que você mora ou trabalha é arrumado com equilíbrio, bom-senso, criatividade e intuição, a vida pode ser mais organizada e harmoniosa, resultando em uma boa saúde, prosperidade, sucesso, amor, bons relacionamentos e espiritualidade. Caso contrário, um quarto ou uma  sala com objetos empilhados em desordem, por exemplo, reflete energia estagnada, não tão boa, influenciando negativamente as pessoas que ocupam e habitam aquele lugar.

Confira a seguir cinco medidas simples para transformar a energia do ambiente em que você vive:

Primeiro passo:

Escolha o espaço que será organizado. Feche os olhos e imagine como seria esse cômodo se ficasse livre da bagunça. Em seguida, sinta e tente visualizar como você se sentiria com tudo arrumado. Para começar, parta do cantinho da casa mais desorganizado. O resultado positivo e imediato de transformação lhe dará animo para continuar a transformação por todo o restante da casa.

Segundo passo:
Acabe com os entulhos. No plano físico, eles atraem pó, que pode causar reações alérgicas e, no nível energético, eles impedem que o Chi (energia) circule livremente, ou seja, essa energia fica estagnada. Sendo assim, elimine tudo o que for velho e inútil, e dê espaço a algo novo.

Terceiro passo:
A bagunça é inimiga da prosperidade. Deixe a organização se tornar parte da sua rotina diária.

Quarto passo:

Pratique o desapego. Aceite que você não poderá controlar sua vida se continuar apegada às coisas. Doe tudo o que não tiver mais utilidade para você, e não tenha receio.

Quinto passo:

Limpe a casa com mantras e frases positivas. Eles também fazem uma bela “faxina” no astral do ambiente e criam círculos sagrados no espaço, equilibrando as energias. Outros grandes aliados para atrair boas vibrações são os sinos dos ventos, incensos, cantos e, até mesmo, o som das palmas.