5 alimentos que ajudam a queimar gordura corporal - Notícias - Unimed Paraná

Emagrecer de forma saudável é reduzir o volume de gordura corporal, tornando-o mais definido. A prática regular de atividades físicas é fundamental para você conseguir queimar gordura corporal, mas alguns alimentos também podem atuar como aliados nessa dura batalha.

Separamos 5 alimentos que ajudam a queimar gordura corporal. Aproveite já os seus benefícios e inclua-os em uma alimentação adequada.

Ao contrário do que muita gente pensa, evitar o acúmulo de gordura corporal não é apenas questão de estética e sim de saúde. Se o percentual de gordura corporal está acima do que é considerado normal, os riscos para doenças cardiovasculares aumentam, mesmo se o indivíduo apresenta um peso saudável.

Este acúmulo de gordura corporal é consequência da ingestão de um excesso de calorias ao longo dos anos, provenientes muitas vezes de um consumo exagerado de alimento ricos em açúcar, gordura e de bebidas alcoólicas.

Além disso, uma alimentação pobre em frutas, legumes e verduras, e que suprem uma quantidade insuficiente de fibras, vitaminas e minerais, combinadas ao sedentarismo, são os maiores fatores de risco para se desenvolver alterações nas gorduras do sangue (colesterol e triglicerídeos), pressão alta e acúmulo de gordura corporal.

Fazendo as escolhas certas no prato e com a ajuda dos exercícios físicos você consegue inibir a absorção de gordura pelas células e acelera a queima dos quilos indesejados. Os exercícios são ótimos aliados nessa luta porque queimam a gordura corporal acumulada, melhoram o sistema cardiovascular e aumentam o metabolismo fazendo o corpo gastar mais energia durante todo o dia e noite.

Outro ponto importante é aceitar que a mudança não será rápida, ou seja, paciência é a chave para ter perseverança e não jogar fora todo o seu esforço, afinal, só não consegue quem desiste.

Alimentos que ajudam a queimar gordura corporal

Farelo de aveia

É rico em fibras, nutriente que ajuda no funcionamento do intestino e reduz a absorção de gordura e carboidratos. Isso acontece porque as fibras são digeridas mais lentamente, inibindo a produção de insulina. E quanto maior for o pico de insulina, mais facilmente a gordura será absorvida e acumulada, as fibras também aumentam a sensação de saciedade, fazendo a pessoa comer menos.

Banana

É rica em amido resistente, um nutriente que contribui para a saúde intestinal, promove saciedade e protege o coração. Mas, atenção: conforme amadurece, o amido é transformado em açúcar, perdendo suas propriedades.

Frutas cítricas

São ricas em vitamina C, um poderoso antioxidante que atua diminuindo a absorção de gordura pelo nosso organismo. Trocar a garrafinha de água comum por uma com rodelas de limão ajuda no processo.

Azeite extra virgem

É rico em gordura insaturada, que contribui para diminuir inflamações nas células e assim favorece o processo de perda de peso. O seu consumo também diminui a velocidade da digestão dos carboidratos, contribuindo para manter o bom equilíbrio dos níveis de insulina, evitando que o organismo estoque mais gordura.

Abacate

Rico em gorduras monoinsaturadas (ácido oleico), capaz de reduzir a fome. Além disso, o abacate possui uma substância chamada glutationa, que ajuda a equilibrar a quantidade de cortisol no organismo, esse hormônio está relacionado com o estresse e acaba por atrapalhar qualquer plano alimentar. O abacate ainda é uma fonte de fibras e proteínas.

O que evitar na dieta para queimar gordura corporal

  1. Fuja dos doces, pães e biscoitos feitos com farinha branca. Eles têm alto índice glicêmico, que aumenta o acúmulo de gordur.
  2. Corte alimentos embutidos como salsicha, linguiça, presunto, salame e mortadela do seu cardápio. Eles contêm um teor elevado de gordura saturada, além de muito sódio, que provoca a retenção de líquidos e o inchaço
  3. Evite preparações fritas ou que necessitam de gordura para o seu preparo
  4. Evite o consumo de bebida alcoólica em grandes quantidades

Fonte