Andar com os pés descalços, em contato com a natureza, ou na sua casa mesmo, é um ato que raramente se usa praticar nas cidades grandes. Por os pezinhos no chão não só é um prazer para o corpo como também ajuda você a relaxar, e bastante.

Segundo a fisioterapeuta Karina Santaella, colocar os pés no chão sempre é um ganho para o corpo, como explica a profissional: “andar descalço é relaxante para a maioria das pessoas. Em geral os calçados restringem a mobilidade dos músculos localizados nas plantas dos pés, obrigando-os a permanecerem longos períodos numa mesma posição, além disso, dependendo do formato do bico do calçado e do tamanho do salto, podem prejudicar as articulações dos dedos e favorecer o encurtamento dos músculos da panturrilha. Desta forma, caminhar sem os sapatos permite que tanto os músculos como as articulações retornem às suas posições naturais”.

Outra dica importante dada por Karina é sobre os tipos de pisos mais apropriados para se aventurar com os pés no chão. “Andar sobre pisos irregulares e com diferentes texturas estimula os receptores localizados na planta dos pés e exige que as articulações trabalhem para estabilizar o tornozelo. Assim, caminhar neste tipo de terreno auxilia no equilíbrio e fortalece músculos que normalmente não são utilizados, protegendo as articulações. É bom ficar atento também aos pisos escorregadios, pois podem causar acidentes”, alerta.

A fisioterapeuta ainda ensina alguns métodos para estimular os pés, potencializando o relaxamento que os cuidados com essa região podem trazer. ”Mexer as articulações dos dedos separadamente, dobrando um pé de cada vez como se fosse ficar na ponta do pé, pisar sobre uma toalhinha e enrugá-la com a planta dos pés e massagear a planta dos pés com a bolinha de tênis ou de frescobol são movimentos interessantes e que auxiliam no despertar dos pés”, ensina Karina.

Ainda pensando no seu conforto e segurança avalie se os seus calçados são confortáveis, porque um sapato mal escolhido ou inadequado para o tipo de atividade que você vai realizar pode trazer muito desconforto. E sempre que tiver dúvidas ou quiser aprender mais, fale com um especialista.