Já não é novidade que as frutas vermelhas oferecem uma gama de benefícios para a nossa saúde devido ao alto poder antioxidante que elas possuem. Além disso, essas pequenas frutinhas carregam muitas vitaminas e fibras, sendo excelentes para o consumo in natura, com iogurte ou em sucos.

Entretanto, você sabe exatamente quais os principais benefícios de cada uma delas? O Daily Mail fez um apanhado das principais frutas vermelhas (conhecidas nos países de língua inglesa como “berries”) e todas as vantagens que o consumo delas traz.

Mirtilos para ossos fortesOs mirtilos (ou blueberries) têm um dos mais altos teores de antioxidantes entre as frutas, de modo que eles são ótimos para proteger contra doenças cardíacas e câncer. Além disso, uma ótima vantagem do mirtilo é que ele também fornece nutrientes que dão um reforço no sistema ósseo.

Um estudo publicado no Journal of Bone Mineral Research revelou que uma dieta rica em mirtilo pode ajudar a desenvolver a massa óssea. Esse efeito é devido aos polifenóis presentes na fruta, que estimulam o crescimento das células dos ossos. Outro estudo mostrou que o consumo da frutinha também pode ajudar a prevenir a perda de massa óssea após a menopausa.

Morangos para o seu intestinoQuem não gosta de morangos? Esse alimento, que é uma delícia em seu estado puro, em sucos, vitaminas e, é claro, nos doces, tem excelentes propriedades. Eles contêm mais vitamina C do que a laranja e também são ótimos para a constipação intestinal devido ao alto teor de fibras.

Ao contrário de ameixas secas, que podem ter o efeito oposto se você não estiver devidamente hidratada, os morangos são formados em 92% de água. Além disso, as sementes fazem uma varredura através do intestino ao sem serem digeridas, ajudando a limpar a parede do intestino e a promover a saúde do sistema colorretal.

Amoras para a memóriaUm estudo feito com animais revelou que o consumo das amoras melhora o equilíbrio, a coordenação e a memória. Os pesquisadores concluíram que o resultado se deve pelas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do fruto.

Uma pesquisa do Centro de Pesquisa de Nutrição Humana dos Estados Unidos ainda sugere que os polifenóis presentes nessas frutas melhoram a função cognitiva, ajudando a remover o acúmulo de proteínas tóxicas no cérebro, e talvez, seja um aliado para proteção contra o mal de Alzheimer.

Groselha para a pressão arterialTalvez não tão fácil de achar no Brasil em sua versão natural, a groselha é uma frutinha também cheia de nutrientes. Uma xícara de groselhas contém cerca de 308 mg da quantidade recomendada de potássio (2.000 mg) que você precisa a cada dia. O potássio é vital para regular a pressão arterial e é importante para os músculos e ossos.

Gojis para energiaVocê já conferiu aqui no TodaEla todos os detalhes sobre essa frutinha que está fazendo o maior sucesso pelos seus ótimos benefícios para a saúde. A Goji Berry contém mais beta-caroteno do que cenouras (tornando-a excelente para a saúde dos olhos). Seu teor de ferro (7.6 mg por 100g) também supera de longe o de um pedaço de carne bovina (3.7mg) e espinafre (2,7 mg) combinados.

O ferro é necessário para formar hemoglobina, o pigmento vermelho nas células sanguíneas responsáveis pelo transporte de oxigênio do corpo. Por isso, a falta de ferro pode levar a baixos níveis de energia e anemia. No Brasil, a Goji Berry é encontrada mais facilmente em sua forma desidratada, podendo ser consumida pura, com iogurte, cereais, geleias e até salpicadas em saladas.

Açaí para a belezaContendo o dobro dos antioxidantes dos mirtilos, o açaí é conhecido por aqui por seu alto poder energético, mas também pelo seu benefício antienvelhecimento. Essa evidência se deve pelas antocianinas encontradas no fruto, que ajudam a proteger as células dos danos causados pelos radicais livres. A fruta também é rica em aminoácidos e ácidos graxos, que melhoram o cabelo, pele e unhas.

Framboesas para articulações saudáveis
Quase tão potente quanto o mirtilo, quando se trata do seu conteúdo antioxidante, framboesas são também conhecidos por possuir propriedades anti-inflamatórias potentes. Acredita-se que estes decorram também das antocianinas, os pigmentos que dão as frutinhas a sua cor vibrante.

Em estudos com animais, o extrato de framboesa foi eficaz para reduzir a inflamação, danos na cartilagem e perda de massa óssea, tornando-se um tratamento promissor para a artrite.

Cranberries para a bexigaEsta fruta tem ficado ainda mais conhecida por promover a saúde do sistema urinário, graças aos compostos chamados proantocianidinas, que impedem as bactérias do tipo E.coli de se fixarem na parede da bexiga. Uma ótima medida é aproveitar os sucos dessa fruta (conhecida também por oxicoco) que é mais fácil de ser encontrado no Brasil. Mas lembre-se de dar preferência aos orgânicos e sem conservantes.http://todaela.uol.com.br/nutricao-e-saude/frutas-vermelhas-e-seus-excelentes-beneficios-para-a-saude