Quando o assunto é doce, todos têm uma opinião de cautela ou moderação. Mas seria verdade o “temor” por eles?
Um estudo realizado com 5.000 americanos não encontrou nenhuma ligação entre comer doces diariamente com uma saúde debilitada.
Aqueles que consumiram doces, pelo menos a cada dois dias, tinham a mesma propensão de obesidade e doenças cardiovasculares que participantes que comiam apenas uma vez por semana ou menos. Não surpreendente, a pesquisa foi apoiada pela Associação Nacional de Confeitaria dos EUA.
A nutricionista Mary Murphy do Centro de Regulação Química e Segurança Alimentar de Washington, disse em nota que “não encontraram uma associação entre a frequência da ingestão de doces com o IMC (índice de massa corporal) ou qualquer fator de risco cardiovascular entre pessoas adultas”.
Mas os cientistas alertam que os resultados não significam uma “carta branca” para comer doces na quantidade e na frequência que as pessoas querem. Sempre é importante ter moderação.
Os resultados, publicados no Journal Nutrition, são importantes em um momento que a sociedade americana está passando por um sério problema de obesidade.
As análises foram feitas com questionários sobre a frequência alimentar entre 2003 e 2006 peloNational Health and Nutrition Examination Survey, envolvendo adultos com idades acima dos 19 anos.
Os cientistas são taxativos em afirmar que os resultados não dizem que você pode comer doces na quantidade que quiser, sem limites, mas apenas indica que consumi-los não aumenta os riscos de obesidade e doenças cardíacas.
Mais pesquisas serão necessárias para entender o papel do chocolate e dos doces na vida das pessoas, contribuindo ou prejudicando a saúde.
Será mesmo?
http://jornalciencia.com/saude/corpo/2625-comer-doces-as-vezes-e-o-mesmo-que-comer-diariamente-diz-pesquisa