Editora Globo

Ingredientes 
Pudim 
3/4 de xícara de coco ralado 
2 xícaras de leite de coco 
1 xícara de leite 
1 fava de baunilha cortada ao meio (pode substituir por essência de baunilha a gosto) 
8 gemas de ovos grandes 
1/2 xícara de açúcar 
3 colheres de sopa de triple sec (licor de laranja) ou Curaçao 

Para o caramelo 
1 xícara de açúcar 
3 colheres de sopa de água 

Para untar 
2 colheres de sopa de óleo de soja 
1 colher de sopa de água 

Preparo 
Forminhas: em uma tigela, bata à mão o óleo com a água até misturar. Com essa mistura, unte oito forminhas de alumínio para flan. 
Caramelo: em uma panela, junte o açúcar e a água. Ferva em fogo baixo até o açúcar se dissolver. Mude para fogo alto e não mexa até adquirir uma cor âmbar profunda (ponto de caramelo). Imediatamente, divida o caramelo nas forminhas e movimente para que a base fique completamente coberta. Coloque as forminhas numa assadeira alta. Reserve. 
Pudim: preaqueça o forno a 175ºC. Coloque o coco ralado em uma assadeira e toste por dez minutos (não deixe queimar). Em uma panela, misture o leite de coco e o leite. Raspe as duas metades de baunilha e acrescente-as à mistura com as sementes da fava. Esquente em fogo alto até ferver e retire do fogo. Cubra com papel filme e deixe descansar por dez minutos. Tire a fava. Na batedeira, bata as gemas e o açúcar até obter uma mistura branca e firme. Gradualmente, acrescente a mistura de leite e leite de coco ainda quente. Junte o triple sec ou Curaçao. Acrescente 1/2 xícara de coco tostado e distribua o preparo nas forminhas. Coloque água na assadeira e asse em banho-maria por aproximadamente 60 minutos ou até que os pudins estejam prontos – e só mexa um pouco a assadeira. Remova as forminhas da água. Deixe esfriar e, depois, coloque-as na geladeira de um dia para o outro para gelar bem. Na hora de servir, basta desenformar e cobrir o flan com mais flocos de coco tostados.