Existem muitas ferramentas voltadas para a organização de nossas fotos espalhadas nos mais diferentes serviços, na tentativa de unificar seu acesso e gestão, mas ThisLife além de muitas possibilidades, oferece um diferencial que acaba por destacá-lo do restante dos serviços de armazenamento de imagens, é a primeira startup que utiliza o novo serviço de arquivo de dados da Amazon, Amazon Glacier, o que permite oferecer seus serviços a preços baixos.

ThisLife permite a importação das imagens de diferentes fontes online, embora também ofereça aplicativos desktop, tanto para Windows como Mac, que permitem a importação de imagens e diretórios de imagens além, no caso de Mac, de importar as coleções de iPhoto. Todas as imagens organizam e compõem a linha do tempo horizontal para cada uma das histórias que forem criadas.

Como não podia deixar de ser, tanto as imagens individuais como as histórias também podem ser compartilhadas nas redes sociais e mediante e-mail. Mais interessante é o uso de seu algoritmo patenteado de duplicação, de maneira que prioriza os arquivos com resoluções mais altas, assim como o uso da ferramenta de reconhecimento facial, que facilita a marcação das pessoas, podendo obter dados se for vinculado à sua conta do Facebook.