Prezados Concursandos

Ao longo de dez anos dedicados ao magistério em cursos preparatórios são tantas histórias que renderia um livro. Somos professores, mas ao longo do tempo tomamos posição de mãe ou psicóloga, porque ensinamos, mas também absorvemos muito do comportamento de cada aluno. Acredite, é possível separar os vencedores pelas atitudes. Separar “o joio do trigo” e saber quantos chegarão ao cargo público e quantos ficarão pelo caminho.

Obviamente que o homem pode mudar o seu destino, desde que esteja disposto a mudar de hábitos e de atitudes. A evolução da raça mostra que o ser humano pode se adaptar as mais variadas situações, tudo em nome da sobrevivência. E no mercado dos concursos públicos é a mesma coisa: só os fortes chegam aos final da jornada. Assim, hoje quero compartilhar algumas pérolas verídicas, alguns diálogos que já aconteceram muitas vezes em aulas presenciais ou teletransmitidas (neste caso via email). Com certeza, é rir para não chorar.

Pergunta do Aluno – Posso responder o simulado consultando a matéria?

Resposta - No concurso público você fará a prova objetiva com consulta? Se for, sinta-se a vontade.

Pergunta do Aluno – E será que não tem como cancelar a aula de sábado? Preciso de descanso.

Resposta - E desde quando concursando tem final de semana livre? Existe dia marcado para estudar? O seu concorrente estará estudando enquanto você passeia no shopping!

Pergunta do Aluno – Será que podemos terminar a aula antes? É que hoje é dia de jogo na TV?

Resposta - Os jogadores de futebol estão com a vida ganha. E você?

Pergunta do Aluno – Professora, até qual página da apostila será ministrada hoje? É que sairei da aula antes do término, é o meu aniversário de casamento/namoro.

Resposta - Se a sua esposa/namorada te ama, então entenderá que você está buscando um futuro melhor para a família. Leve flores, compre um presente, mas jamais use a sua esposa como desculpa para não assistir aula.

Pergunta do Aluno – Será que a professora poderia resumir a lei para que eu possa estudar?

Resposta - As bancas não elaboram perguntas baseadas em resumos e sim, no texto da lei. Desta forma, a sua solicitação demonstra que você adora um dos sete pecados capitais: a preguiça.

Pergunta do Aluno – A professora poderia me passar quais artigos da lei que provavelmente serão cobrados na prova?

Resposta - Não é possível. A minha bola de cristal está na manutenção.

Eu sei, eu sei. Não fui a “miss simpatia” nas respostas. Mas como responder estas perguntas com sinceridade? Aliás, uma das “pérolas” não está mecionada acima: o aluno que não tem coragem de fazer exercícios em sala. Prefere aguardar a correção para somente copiar as respostas. É de doer. Não aguenta o simulado? Não tem coragem suficiente para fazer um simples simulado? Então, parodiando o Cap. Nascimento (filme Tropa de Elite), “pede pra sair“!

E assim caminha a humanidade. É o que eu sempre digo: não sabe brincar, então não desce “pro” play. Quer chegar ao cargo público? Então pague o preço. No colégio tinha a “cola”. Na faculdade tínhamos os professores cúmplices para conceder notas aos alunos descompromissados. Pois é, a festa acabou.

E gostando (ou não) deste artigo, deixe o seu comentário abaixo. Prometo que serei “meiga” nas respostas.

Tirei do blog da Prof. Thais Nunes: