Impressionante como nós adultos mesmo estando intelectualmente providos de um conhecimento lógico razoável e ainda asso, caímos nas armadilhas emocionais da falta de comunicação e destruição de amizades e relacionamentos amorosos assim como desavenças familiares.

Há algo mais forte que nos impulsiona a reagir e agir de forma imatura e até mesmo assustadora algumas vezes sem controle.

O que isso quer dizer? Ignorância emocional.

Existe conhecimento da parte lógica mas muitos não colocam em prática o bom senso e acaba por cair na falta de uma comunicação sadia e bem resolvida.

Como por exemplo; o fato de uma pessoa ser amada romanticamente por nós e não sermos correspondidos no mesmo nível.

Dica: se achar que vale à pena continuar lutando pela pessoa vá em frente e use todo o seu charme, HUMOR e determinação, porém use seu discernimento para saber quando o jogo está perdido e recomece em outro lugar com outra pessoa que lhe corresponda, afinal de contas a pessoa que mais deveria ser amada esta dentro de você, ou seja, você mesmo. Se poupe de frustrações e abra seu coração para novas paixões.

Outro exemplo; alguém fica de mal com você. Há uma razão para isso e você pode e deve perguntar o que houve, se a pessoa for imatura e persistir em não falar com você.

Dica: Escreva uma nota via email para perguntar com carinho o motivo (se puder usar HUMOR use sem dó nem piedade, sempre é bom arrancar um sorriso). Caso ainda assim não obtenha resultado. Se distraia conquistando outras amizades, tem muita gente madura no mundo pra você ficar insistindo em uma que teima em ficar de mal com alguém com a idade que tem.

E por ultimo tem aquele exemplo da família que só faltam se odiar por mil e uma bobagens que podem ser solucionadas com uma simples pergunta e resposta bem comedida.

Dica: Para que possa dar resultado positivo, insira curiosidade genuína na pergunta pela razão da parte oposta. Isso é coisa que geralmente não fazemos, pois estamos sempre querendo ser compreendidos faltando nosso CURIOSIDADE para compreender o motivo da outra pessoa.

Ai também é necessário HUMOR para que não aja o tédio do drama diário e a mesmice da cara fechada.

Bom, esses foram meus três exemplos para você se comunicar e não se machucar, caso queira enviar alguns exemplos diferentes para eu enviar uma dica manda ver. Afinal estamos aqui para aprender a viver e a comunicação definitivamente faz parte do saber.

Sua na comunicação.

*Lygya Maya é coach, escritora e palestrante. Desenvolveu sua carreira nos Estados Unidos, onde atuou na Companhia do mestre em motivação Anthony Robbins. É autora do e-book Ame as Emoções que Você Odeia (2008), disponível em www.lygyamaya.com.br.
http://www.debatesculturais.com.br/como-comunicar-sem-se-machucar/