Cientistas da Universidade Estadual do Arizona (EUA) estão propondo uma forma inusitada de provocar mais rapidamente a sensação de saciedade: cortar os alimentos em pequenos pedaços antes de consumi-los.

O truque alimentar que supostamente ajuda a emagrecer foi descoberto após um estudo realizado pelos pesquisadores da universidade e apresentado na reunião anual da Society for the Study of Ingestive Behavior, realizada em Zurique, na Suíça.

A equipe monitorou 300 estudantes de ambos os sexos, que foram divididos em dois grupos. O primeiro recebeu um pão inteiro tipo baguete coberto com cream cheese e o segundo o mesmo alimento, só que dividido em quatro partes. Adivinha qual grupo comeu toda a guloseima? O que recebeu o pão inteiro.

Tanto que, 20 minutos depois do lanche, diante de uma refeição completa, o grupo que recebeu o pão fatiado comeu muito menos a refeição oferecida.

A conclusão que os estudiosos chegaram é que, quando se come os alimentos divididos em pequenos pedaços, se tem a sensação de estar ingerindo uma maior quantidade de comida. Novas pesquisas serão realizadas sobre o assunto. Enquanto o resultado não chega, não custa nada você testar a dica.