O uso do fio dental é de extrema importância para a saúde bucal, uma vez que somente com o uso deste instrumento podemos remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos não alcançados pela escova, evitando assim a tão temida cárie e a gengivite.

O uso diário do fio dental é tão importante quanto o uso da escova e, assim como esta, deve ser usado pelo menos três vezes ao dia. Seu uso deve ser iniciado ainda na infância com o surgimento dos primeiros dentes de leite (primários), neste primeiro momento o auxílio dos pais é primordial. Na faixa dos 10 anos de idade as crianças já desenvolveram a coordenação motora nessessária para a utilização do instrumento.

Muitos alegam não usar o fio dental por perceber um pequeno sangramento no momento da instrumentação do fio dental, porém com o tempo ganha-se prática e o normal é que esse sangramento passe, caso o contrário aconselha-se consultar um dentista pois  a persistência do sangramento pode caracterizar uma inflamação na gengiva (gengivite) ou até mesmo perda óssea ao redor dos dentes (periodontite).

Existem no mercado vários tipos de fios dentais, cada um foi criado para uma necessidade específica, veja alguns exemplos:

 Gengivas sensíveis: Se suas gengivas sangram com facilidade, escolha um fio dental suave, que se deslize facilmente entre os dentes.

 Aparelhos ou próteses: Isso não quer dizer que não se pode usar fio dental. Existem no mercado fios dental especializados para esse caso. Este produto apresenta um extremo rígido  para ser passado por debaixo do arame principal do aparelho, e um componente esponjoso que se deslisa facilmente entre os dentes.

 Crianças: embalagens com design infantil, formato fácil de manusear e um fio macio tornam a educação bucal um momento lúdico.

Prevenção é o fator mais importante quando falamos da saúde bucal, portanto não se esqueçam de fazer uso do fio dental diariamente.