Bactérias do gênero "Lactobacillus" são as mais empregadas em suplementos probióticos para alimentos
Cuidar da alimentação pode ajudar na prevenção de doenças e alguns elementos ajudam muito nessa missão, como os probióticos. Eles aumentam o sistema imunológico, ajudando a microbiota natural do ser humano. Microbiota, mais conhecida como flora intestinal, é o conjunto de micro-organismos que vivem no nosso corpo - as bactérias do intestino, por exemplo.
          
Quando nascemos, a flora intestinal é estéril. A colonização bacteriana começa a se desenvolver durante o parto, daí surgirão novos micro-organismos com os primeiros alimentos. A partir de dois anos de idade, a microbiota estará formada e nos acompanhará por toda a vida.

“Os probióticos são micro-oganismos vivos, bactérias benéficas ao nosso organismo. Eles atuam principalmente no intestino, mas seus efeitos benéficos vão além”, afirma Daniela Jobst, nutricionista funcional e membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Instituto de Medicina Funcional dos Estados Unidos.

“Eles desencadeiam efeitos sistêmicos”, conta Sula de Camargo, consultora da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran). Ela acrescenta que os probióticos podem ajudar a nossa imunidade, aumentar a absorção de nutrientes, regularizar o trânsito intestinal, auxiliar a reduzir doenças como as cardiovasculares, o câncer, o diabetes e a obesidade.  As evidências são baseadas em estudos de especialistas que mostram a importância da flora intestinal para a manutenção da saúde humana.

A microbiota do nosso organismo precisa estar sempre equilibrada. Do contrário, ficamos doentes. “Os probióticos atuam na flora total: intestinal, vaginal e bucal”, diz Jobst. Desta forma, contribuem para melhor absorção de micronutrientes e fortalecem a barreira contra os micro-organismos que causam doenças.