O controle remoto de aparelhos de televisão, rádio e DVD, equipamento muito comum nas residências, pode ser uma grande fonte de contaminação, alertam os pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Vários fungos e bactérias foram encontrados em objetos analisados no centro de pesquisa, o que pode oferecer riscos à saúde.

Um dos motivos para essa contaminação é a facilidade de deixar o equipamento em qualquer parte da casa, além do hábito de comer em frente à televisão. A estudante Raphaela Barini, de 10 anos, já encontrou o controle remoto atrás do sofá e até debaixo do tapete. Isso quando não está no seu colo enquanto come ou brinca com a cachorrinha.

“Minha cachorra já pegou uma vez e ela escondeu embaixo da cama, depois pegou de novo e escondeu atrás do sofá”, disse a garota. “Normalmente a gente deixa onde fica mais fácil e prático para pegar, às vezes nem é um lugar adequado”, comentou a médica Rita de Cássia Barini, mãe da Raphaela

O controle remoto utilizado pela família e outros dois, de outras casas, foram levados para um centro de pesquisa da universidade, onde passou por análises. Durante a análise dos controles foi detectada a presença de micro-organismos que são atraídos por restos de comida, seja de biscoito ou uma migalha de pão. Por menores que sejam, podem cair no controle e fazer com que ele vire um criadouro de fungos e bactérias.