Luis Gomes

Ambientes pequenos e integrados são cada vez mais comuns nos projetos arquitetônicos. Salas, cozinha e quarto ocupando o mesmo espaço se tornam muitas vezes um problema na hora de decorar. Como separar a sala de jantar da sala de estar? Ou ainda, como dividir a sala do quarto em apartamentos que possuem todos os ambientes conjugados?

Para o arquiteto Ricardo Caminada, a saída muitas vezes é setorizar os ambientes de forma que cada um tenha sua função definida na residência. Para que isso se torne efetivo, o arquiteto levanta alguns pontos importantes antes de escolher a melhor solução. "É necessário refletir em maneiras que não interfiram na luz e na circulação da casa", explica.

A arquiteta e urbanista Carla Kiss também acredita ser primordial verificar a função dos ambientes antes de decidir pela decoração ideal, e cita algumas soluções. "A barreira pode ser física, com móveis como aparadores ou sofás, ou apenas com diferenças de materiais, pisos, tapetes ou as cores das paredes, por exemplo", comenta.

Para dividir um ambiente sem precisar levantar uma parede, o que daria a impressão de um local menor ainda, é preciso usar a criatividade e o bom senso. "É fundamental escolher o recurso que seja prático e não modifique a dinâmica do local", enfatiza Ricardo.

A imagem acima mostra um projeto criado por Ricardo Caminada que separa a sala de jantar da sala de visitas com uma cortina de fios de cobre. "Essa forma de divisão fica sutil e possibilita maior interação entre os cômodos", aponta.