Quando você lê em um perfume o termo oud você saber o que é? Oud vem da madeira da árvore tropical Agar (Aquilaria), que se acredita ter originado na região de Assam da Índia, e de lá se espalhou por todo o Sudeste Asiático. Quando a madeira desta árvore é infectado com uma variedade de moldes determinado (Phialophora parasitica), que reage produzindo uma resina, preciosa escura e perfumada, que é o ingrediente de perfume oud (também chamado agarwood).
Que Cheira como
Oud (em ‘oudh “árabe) é altamente valorizada pelos perfumistas para o seu perfume doce, amadeirado aromático e complexo. É usado em formas de oud óleo (Dehn al oud) ou passas (oud mubakhar). O óleo de oud, seja extraído por destilação a partir de madeira, ou fundindo a passa, não é irritante e pode ser aplicado directamente sobre a pele, ou adicionado numa composição de perfume, na maioria das vezes como uma nota de base.
Ouro líquido
Devido à sua raridade, a alta demanda, e da dificuldade de colhê-la, óleo de oud é, talvez, o óleo mais caro do mundo. O seu valor é calculado como 1,5 vezes do valor de ouro, e por vezes é referido como “ouro líquido”.
Perfumes Oud para experimentar
Há muito apreciado como um ingrediente de perfume no Oriente Médio e na Europa, oud recentemente fez grandes ganhos em popularidade no Ocidente. Oud desempenha um papel de protagonista em vários perfumes norte-americanos para as mulheres, incluindo Pure Oud Eau por Killian, Oud intensa por Comptoir Sud Pacifique, Midnight Oud Eau de Parfum por Juliette Has a Gun, e Bond No. 9 New York Oud. Ele também é usado em Sensuous por Estee Lauder, Twilight Woods, por Bath & Body Works,  Amouage Epic por Amouage, e Daphne por Comme de Garçons.