Olá!


Estou aqui pra minha coluna sobre Concursos Públicos. 

Gostei dos comentários, percebi que vcs gostaram da iniciativa. Espero que fique à contento de vocês,

Meu assunto de hoje é sobre "Como decidir qual Concurso prestar?

Primeiramente, devemos pensar no que gostamos de fazer. Essa é a parte mais importante. O estimulo para estudar vai se dar pela escolha que você fizer. Você não irá se dedicar o suficiente se fizer uma escolha errada/equivocada. Se você não gosta de fazer contas, lidar com números, não é legal escolher prestar concursos de Fisco/Receita Federal, concordam?

Se você fizer pensando só no dinheiro, poderá se decepcionar.
Isso vai de encontro com a sua escolha sobre qual Faculdade fazer. Essa escolha fará parte de sua vida, então deverá ser feita de maneira consciente. Nada de optar pelo que ganha mais, ou se deixar influenciar por outras pessoas. Você é quem deverá escolher.

Nesse sentido, acho legal iniciar por um cargo de nível médio. Você começa aprendendo as funções que o profissional exerce e depois decide se quer ou não quer fazer aquilo pelo resto da sua vida. Por exemplo, se você quer ser Promotor(a), você pode começar fazendo o concurso para Técnico Administração do Ministério Público. Conhecendo a rotina dos Promotores, você poderá decidir se realmente aquilo é sua praia ou não.
Vários fatores nos influenciam. A família (seu pai pode querer que você siga os mesmos passos dele, por exemplo), os amigos (influencia de situações cotidianas no seu circulo de amizades) e aquele velho sonho que você cultiva desde a infância. Tudo isso colabora, mas a escolha vai além disso. 

A sua vida seguirá um rumo diferente dependendo de suas escolhas. Será que você está preparado pra essas mudanças? 

Por exemplo, um Auditor Fiscal que passa no Concurso da Receita Federal, inicialmente poderá ter que trabalhar em Fronteiras, geralmente lugares longes de onde mora sua família. É uma mudança que muitos não estariam prontos para aguentar. Se você sabe que não se sentirá bem com essa mudança, não faça.

Em minha opinião, devemos pensar primeiramente na nossa QUALIDADE DE VIDA. Pode ser que muitos não concordem e pensem primeiramente no salário, ou na carreira, ou na família, amigos. Mas tudo isso junto leva à nossa QUALIDADE DE VIDA, o que nos influencia em nossa produtividade. 

Devemos trabalhar FELIZES. Se você trabalha feliz, o salario será apenas a consequência do seu esforço e produtividade. E ai entra no conceito de FELICIDADE pessoal de cada um. Escolha o trabalho que o fará feliz. Se este for ser Servidor Publico, prossiga. Se não for, é melhor rever seus planos. Opte pelo que ganha menos mas que te faz mais feliz. 

Feito a escolha, só dependerá de você, de seu esforço e de sua boa vontade em correr atrás da realização desse sonho de ser Servidor Público. 

Deixo aberto à discussões. O que vocês acham? 

[]s Jr.