É claro que ela precisa ser confortável: as coxas e os quadris têm de se apoiar comodamente sobre o assento, as costas devem ficar adequadamente seguras no espaldar e os pés, repousados inteiramente no chão. Afinal, a cadeira é, primordialmente, um lugar para se sentar. Mas também pode ser um ótimo recurso na decoração.

A escolha de uma peça de desenho diferente ou a combinação de modelos é capaz de definir o estilo de um ambiente. Por não ocupar muito espaço, pode ser o detalhe que faltava no cômodo. E não precisam ficar perto da mesa. “Gosto de usar cadeiras quando tem algum canto no quarto que estava meio vazio e não acomodava um móvel maior”, diz a arquiteta Gabriela Marques, de São Paulo. “Você também pode colocar uma peça charmosa no hall de entrada, não para sentar, mas como objeto de decoração.” 

No quarto, closet ou banheiro, ela serve como um bom apoio. “Um uso inusitado é aproveitar a cadeira como apoio para livros. Ou alinhar várias peças no living, ou em local de passagem”, sugere o arquiteto Paulo Carvalho, de São Paulo. “Diferente do sofá e da poltrona, a cadeira pode ser deslocada, você pode mudá-la de lugar. Ela é leve nos ambientes.”

Para destacá-la, Carvalho aconselha pensar no contraste da peça com os outros móveis e as paredes. “A estampa ou tecido pode contrastar com o fundo”.

Para quem quer variar um pouco a decoração e evitar da mesmice do estilo clássico, uma dica é misturar modelos. “É uma maneira descontraída de decorar. Não é rígida. E você pode pegar um par da mãe, outro da tia, e renovar a sala de jantar”, diz Gabriela. E por que não misturar também materiais – como uma mesa de madeira com cadeiras de acrílico?

Só tome cuidado para a combinação não ficar pesada e confusa. Convém, por exemplo, que as estampas as cores ou desenhos das estampas dialoguem. “Essa não é uma regra, mas é um cuidado, pois a mistura de modelos é um ‘descombinado combinado’, é proposital. Não pode ser muito aleatória”, explica Gabriela. “Acho legal também misturar os estilos, colocando uma cadeira mais retrô com uma mais moderna”.

Para renovar o mobiliário de casa, você pode passar laca colorida e brilhante em uma cadeira, como sugere a arquiteta. Ou reformar a tapeçaria. “Como um patchwork, você pode misturar tecidos de padrões diferentes no assento e no encosto”, sugere Carvalho.

Veja mais imagens  em:  http://morardoseujeito.terra.com.br/decoracao-e-estilo/mais-que-um-lugar-para-sentar/

Cássia Kuriyama, da PrimaPagina
Especial para o Terra