100619514
Se existe um problema na vida de uma mulher, ele se chama celulite. Mas se engana quem acredita que esse é um problema estético. Celulite é uma doença e não tem cura! Cerca de 90% das mulheres terão celulite em algum momento da vida. Para ajudar o Doutor Antonio, a assistente desta terça-feira (5) é a bailarina e atriz Daniela Farias.

Naturalmente, as mulheres retêm mais líquido por causa do estrogênio. Quando isso acontece, a troca de gordura entre as células não é bem feita, fazendo com que elas fiquem inchadas e passem a produzir mais gordura. Além disso, o tecido adiposo endurece, e esse endurecimento é chamado de fibrose. A fibrose impede a eliminação do excesso de gordura.

A celulite é uma doença e pode ser dividida em quatro graus de intensidade. O Doutor usou laranjas para exemplificar:

No grau 1 ela não é visível, só aparece se você apertar a pele.
No grau 2, já é possível vê-la, normalmente nas pernas e bumbum.
No grau 3, os furinhos são mais intensos, e podem surgir irregularidades em certas áreas da pele, principalmente no bumbum. É possível sentir dores também.
No grau 4, as mulheres ficam aterrorizadas. Podem existir nódulos e depressões por várias regiões das pernas, quadris e bumbum. Nesse estágio, a celulite pode causar dores fortes.

Existem muitos tratamentos para celulite. Daniel Farias ajudou o Doutor Antonio a apresentar cinco tratamentos, colocando-os em ordem de eficácia:

1º LipoaspiraçãoA lipoaspiração não acaba com a celulite. O procedimento cirúrgico recomendado para tratar casos do grau 4 é a subcisão, um método que solta o tecido preso pela fibrose da pele.

2º CremesOs cremes à base de liporedutores e de cafeína funcionam, mas o efeito é demorado e reduzido.

3º Drenagem linfáticaA drenagem linfática é muito recomendada para complementar outros tipos de tratamentos.

4º LaserEsse método é eficaz. O aparelho usado para fazer esse procedimento tem na ponta um laser que derrete a gordura em excesso.

5º Dieta e exercíciosMas é como eu sempre digo aqui no programa: uma alimentação balanceada e exercícios físicos são a chave para uma vida saudável e longe de doenças.

Dica
Faça exercícios aeróbicos e musculação. Além disso, tenha uma dieta rica em verduras de folhas verde-escuras, como brócolis, agrião e rúcula. Consuma alimentos antioxidantes, como tomate e cenoura; e frutas amareladas, como a laranja, a banana e o mamão.