Atividade física e atividade intelectual podem e devem ser praticadas em conjunto

É hora de desfazer aquele estigma equivocado de que atividade física é exclusividade de que não pratica nenhuma atividade intelectual. Atividade física é para todos, inclusive – e principalmente – para quem pratica alguma atividade intelectual, pois pode gerar benefícios e melhorar a qualidade da sua atividade intelectual. Caso você esteja estudando com afinco para alguma prova como vestibular, concurso público ou qualquer outra avaliação, saiba que está cientificamente comprovado que a atividade física te ajudará neste processo.

Uma rotina de estudos permeada pela prática de atividade física proporciona benefícios que muitas pessoas nem sequer imaginam. Desde coisas pequenas, como auxiliar na postura de quem passa muitas horas sentado como ganhos maiores como aumento na concentração que podem fazer toda a diferença no resultado final do estudo.

É comprovado que a prática de atividade física aumenta o poder de concentração a longo prazo. Não sou eu quem diz, é a Universidade de Leeds, no Reino Unido. Mais: não precisa durar horas! Segundo o estudo, quinze minutos de atividade física já se mostraram capazes de melhorar os resultados de alunos em testes de cognição. Vale para todos: crianças, adultos e idosos.

Além de aumentar a concentração, a atividade física promove uma melhora qualitativa e quantitativa do sono. Para quem não sabe, tudo que aprendemos ou estudamos se fixa na nossa cabeça quando dormimos. Não basta estudar, também são necessárias muitas horas de sono para fixar o conteúdo. Dormindo mais e melhor também aprendemos mais. Normalmente quem está se preparando para uma prova está tenso e eventualmente apresenta alguma dificuldade para dormir ou sono agitado. A prática de atividade física pode ser de muita ajuda nesses casos.

A atividade física reduz o estresse, como já citei diversas vezes aqui, pois o corpo libera substâncias que trazem bem estar e neutralizam as conseqüências nocivas do estresse, tão comum em quem passa muitas horas por dia estudando. Assim, há uma maior disponibilidade para leitura e maior capacidade de tempo de estudo. Sabemos que o estresse causa vários efeitos desagradáveis, dentre eles a perda de memória e concentração, fundamentais para quem está estudando, por isso é de grande importância diminuir o nível de estresse o máximo possível.

Além disso, o fortalecimento da musculatura, que pode parecer uma futilidade, é extremamente importante para quem passa muitas horas na mesma posição estudando. Sintomas como dores no corpo, dores de cabeça e cansaço podem advir de um posicionamento incorreto e podem minar a capacidade de estudo. Uma musculatura fortalecida e um sistema circulatório em boa forma previnem esse tipo de problema e acabam trazendo benefícios secundários que também serão importantes, como por exemplo, uma respiração mais correta.

Vale lembrar que ninguém é obrigado a fazer musculação ou freqüentar uma academia. Aqui me refiro a qualquer atividade física, ou seja, qualquer atividade que obrigue a pessoa a gastar energia: esportes, lutas, danças, natação, caminhadas, corridas, escalada, surf ou qualquer outra modalidade que seja praticada com prazer.

Resista ao preconceito de pensar que praticando atividade física você está “abrindo mão de horas de estudo”. Não! Praticando atividade física você está ganhando horas de estudo, qualidade de estudo, concentração e aumentando sua capacidade de fixar o que é lido. Chega dessa divisão Atividade Física x Atividade Intelectual. Ambas podem e devem andar de mãos dadas pois atuam de forma complementar. O difícil é convencer algumas pessoas disso…

Se você está fazendo vestibular ou está estudando para o colégio e sua mãe acha que você quer “vagabundear” na academia ou “perder tempo de estudo” jogando futebol, fala para ela entrar em contato comigo que eu explico com muita calma e muitos detalhes os benefícios e a necessidade de atividade física para quem precisa se preparar para uma prova!