Certamente você já escutou falar ou sofre de hipo ou hipertireoidismo. Uma das conseqüências desta doença está na variação de peso. Algumas pessoas, dependendo do nível do problema, chegam a ganhar 10% do seu peso. Para que você fique por dentro deste assunto, confira!

O que é – A tireóide é uma glândula que fabrica hormônios (T3, T4 e TSH). Eles são responsáveis por regular o processo de fornecimento de energia para as células do corpo e sem eles o organismo não sobrevive.

A questão do peso – A tireóide estimula o metabolismo e, conseqüentemente, o gasto energético. Assim, quando está funcionando menos, o gasto calórico é menor e vice-versa.

Os tipos – Existem dois tipos de disfunção:

Hipotireoidismo, quando a glândula funciona menos que o necessário. Neste caso, a alteração de humor, o aumento do cansaço, distúrbios de sono, queda de cabelo, esquecimento, intestino preso, inchaço e diminuição da libido são comuns. O ciclo menstrual também pode ser alterado e a doença pode acarretar outros problemas, como a anemia. O tratamento é feito através da reposição hormonal.

Hipertireoidismo, quando a glândula trabalha mais do que deveria. Os sintomas são inversos: Agitação, irritabilidade, aumento da freqüência de evacuação, taquicardia e tremor das mãos. A longo prazo, pode causar arritmias cardíacas, diminuição da massa magra (músculos) e da massa óssea. O tratamento vai depender da intensidade da doença, podendo ser através de medicamentos, iodo radioativo e até cirurgias.

Fonte: Clique Saúde