O vinho é uma bebida muito estudada. Por ser composto de cerca de 400 substâncias, sempre existem novidades sobre seus efeitos. Os amantes da bebida têm mais motivos para brindar: cientistas da Universidade da Calábria comprovaram os benefícios da substância resveratol, presente nos vinhos. O resveratol é encontrado na casca da uva e aumenta o colesterol bom, baixa a pressão arterial, rejuvenesce as artérias e mantém o nível adequado de açúcar no sangue. Além disso, experimentos feitos em laboratório mostraram que o vinho dificulta a multiplicação de células malignas.
Os poderes do resveratol são tão grandes que já se cogita transformar a substância em medicamento. Enquanto a droga não é fabricada, existem pistas que ajudam na escolha do melhor vinho para a saúde. Pelas pesquisas, os vinhos tintos feitos com uvas tannat, merlot e cabernet sauvignon são os que mais contém resveratrol.
Os vinhos são ricos em microminerais. Entre eles, destacam-se o cromo, pelo seu efeito cardioprotetor e contra a diabetes e o silício, pela sua ação nas gorduras e na aterosclerose.
Especialistas lembram que o teor de resveratrol nos vinhos depende da cepa, da região, do clima, da vinificação e do modo pelo qual os vinhos são armazenados. Os cientistas recomendam vinhos tintos, em doses pequenas, diárias. Mas não vale abusar do vinho: ultrapassar a dose recomendada elimina qualquer benefício apontado pelas pesquisas.

Fonte: www.globo.com