Gorduras do bem
Na linhaça, os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 estão em pleno equilíbrio, em uma proporção muito próxima ao que devemos ingerir todos os dias. Juntos, eles deixam as artérias em ordem e protegem o coração.

Vitaminas e minerais
Aqui, destaque para a vitamina E, que contribui para o funcionamento celular, afasta o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas. Ela também conta com pitadas de potássio, magnésio e zinco.

Lignanas
No organismo, esses compostos funcionam como o estrógeno, o hormônio feminino. É por isso que a semente reduziria o risco de tumores como o de mama.

Fibras
Aparecem na versão solúvel, que torna a absorção dos carboidratos mais lenta e ajuda a controlar o diabete, e insolúvel, que faz o intestino trabalhar.

Polivalente
Com um pouco de criatividade, dá para acrescentar a linhaça a pratos variados. Ela é um ótimo espessante de caldos, como o de feijão. Na hora de fazer bolos e pães, também é possível diminuir a farinha de trigo, substituindo parte dela pela de linhaça.

A linhaça inteira age contra a constipação intestinal, mas a farinha é melhor para o bom aproveitamento das substâncias benéficas.