O que é HPV?


Sigla em inglês para papilomavírus humano, é uma doença sexualmente transmissível -DST. Ele é responsável por pelo menos 70% dos cânceres de colo de útero. A boa notícia é que desde 2006 exitem vacinas para combate-las.
É uma doença silenciosa na maioria dos casos, ela só se manifesta como doença para algumas pessoas ou quando a imunidade está muito baixa.

Sintomas.

Existem cerca de 200 tipos de HPV. Alguns são inofensivos, outros  causam lesões na pele. Os de número de 6 a 11 causam verrugas genitais. Os 16,18, 31 e 45 não tem sintomas mas evoluem para câncer de colo de útero.
Para descobrir a doença só fazendo o papanicolau todo ano.

Vacina Bivalente.


Ela protege contra os vírus HPV que causam câncer e diminui em 80% as chances de se desenvolver a doença. São necessárias 3 doses e cada dose custa em média R$ 300.

Vacina Quadrivalente.


Ela protege um número maior de vírus inclusive dos que causam verrugas genitais. Sua eficácia é de 76% . São 3 aplicações em um espaço de  6 meses. Cada dose custa em média R$ 400.
Quem tomar essa não precisa tomar a outra e vice-versa.

Onde encontrar?

Em clínicas particulares de vacinação.


Duração:

Não se sabe ao certo mas pode durar a vida toda. Isso não descarta a necessidade de se fazer o papanicolau todos os anos.

E não se esqueçam camisinha SEMPRE.

Beijos

Mi Lappa