Oi pessoas!
Quem sentiu minha falta? hehehe
Faz um tempinho que não passo por aqui. Mas hoje venho dar umas dicas!
Ir para a praia é uma delícia, né? Sentir aquela brisa gostosa, até nos renova.
Só que vem aqueles bichos chatos que aparecem junto com o verão, né? Bom, vou dar algumas explicações sobre o famoso e tão temido borrachudo. Dá para aproveitar bem a praia, tomando alguns cuidados. Vou dar até algumas receitas caseiras, hem? =)
Vamos lá?


Borrachudos; o que são?
Os borrachudos são dípteros pertencentes à família Simuliídeo. Em muitos lugares eles impressionam pela grande quantidade e pela picada que pode causar alergia. São pequenos, semelhantes a pequenas moscas.
Geralmente, picam durante o dia, mas podem fazê-lo durante o crepúsculo vespertino. Picam fora das habitações. Dois ou três dias após a cópula, as fêmeas iniciam a postura, que é feita em água corrente. Os principais criadouros são pequenas cachoeiras ou corredeiras de água límpida, sobre pedras, mas existem também criadouros de borrachudos em filetes de água com pouca vazão.
A eclosão dos ovos se dá quatro dias depois, nos meses de verão. As larvas necessitam de grande quantidade de oxigênio e por isso fixam-se em pedras com água corrente. Em geral, são vistas dezenas de larvas agrupadas em uma pedra, dando a impressão de um lodo espesso.
As picadas que levamos, são responsáveis pelas fêmeas. O momento da picada geralmente passa despercebido, pois a picada não é muito dolorosa, porém fica sempre marcada com um ponto vermelho característico, diferente da picada de pernilongos. Rapidamente após a picada, segue-se uma forte irritação com coceira, dor e inchaço. A reação pode variar de indivíduo para indivíduo, dependendo do grau de alergia.


Esse inseto pode nos trazer alguma doença?
Sim. O borrachudo pode transmitir a oncocercose.

Pq somos picados quando vamos a praia?
Justamente pq o borrachudo precisa de dias quentes e úmidos do verão nas proximidades dos rios ou águas com pouco movimento. Não precisa ser água parada, igual ao mosquito da dengue.

Vai para a praia? Tome alguns cuidados:
Se você vai alugar uma casa ou vai ficar em um hotel ou até mesmo uma pousada, leve um inseticida, de preferência o Raid com a embalagem preta. Tem longa duração e é bem mais eficiente contra as baratas.
Leve repelentes de mosquitos, aquele Off Cosmetic, não deixa cheiro e é ótimo. Sempre que puder passe nas partes do corpo que ficam mais espostas como braços e pernas. Passe nas orelhas também.



Quer um repelente caseiro?


Ingredientes:
1 litro de álcool
1 pacote de cravo da Índia (40g)
1 vidrinho de óleo de amêndoas

Modo de preparar:
Deixe o cravo curtindo no álcool uns 4 dias, agitando de vez em quando. Depois dos 4 dias, coloque o óleo de amêndoas, ou outro óleo corporal.
Não precisa tirar os cravos. Sempre que precisar, molhe suas mãos nessa mistura e passe nas partes do seu corpo que ficam mais expostas.

Foi para a praia e foi picado(a)?
Para a diminuição da coceira e reação inflamatória, lave bem o local com água e sabão e em seguida, passe gelo envolvido em um lenço.
Principalmenbte nessa época de verão que só aparecem bichos horrendos e irritantes, tenha em mãos o FENERGAN creme. Veja um trecho da bula; "INFORMAÇÕES AO PACIENTE Ação esperada do medicamento: CremeFenergan é um medicamento com propriedades antialérgicas, sob a forma de creme de uso cutâneo, empregado para o tratamento dos sintomas locais de alergias (especialmente em picadas de insetos) e nas irritações da pele de diversas origens".
É baratinho, custa entre R$10,00 e R$15,00.

Quer uma receitinha caseira para a coceira??

Ingredientes:
2 colheres de sal
1 colher de água

Modo de fazer:
Misture os dois ingredientes até ficar uma pasta e aplicar sobre a parte que está irritada pela picada de insetos.

Para aquelas pessoas que sabem que são muito alérgicas, não podem deixar de ir ao médico antes da viagem para que ele receite anti-histamínicos e cremes com hidrocortisona.

O que é anti-histamínico?
Os anti-histamínicos são comummente usados no tratamento de rinite alérgica, conjuntivite alérgica, dermatite de contato, urticária, angioedema e prurido (ex: dermatite atópica e picadas de insetos).

Quer alguns anti-histamínicos naturais?
Como histamínicos naturais, a Camomila é rica em propriedades anti-histamínicas. As flores podem ser trituradas e usadas contra edemas inflamatórios. Pode também fazer um chá de Camomila 2-3 vezes ao dia.

 A camomila pode raramente causar reações alérgicas, pelo que se isso ocorrer deve simplesmente descontinuar o uso.





Mamão. Inibe a secreção de histamina. Suco de mamão pode ser tomado, assim como utilizado topicamente para atacar a histamina.







Equinácea. A equinácea pode ser tomada em chá, remédio, ou de forma natural, e é utilizada para tratamento de infeções do trato respiratório. A equinácea tem provadas propriedades anti-histamínicas.








Erva-doce. Mais frequentemente utilizada para casos de indigestão, espasmos no trato digestivo, ou para facilitar a expulsão de catarro dos pulmões. É rica em antioxidantes e tem quercetina que é um forte anti-histamínico natural, cientificamente aceite como eficaz contra a histamina. Pode fazer um chá e beber 2-3 vezes por dia.




Gengibre. O gengibre funciona bem em reações alérgicas tais como urticária e pápulas. Corte uma fatia de uma raiz de gengibre, ferva-a em água por 15 minutos e beba até 2 a 3 chávenas por dia. Para aplicação tópica pode umedecer um pano no chá, e assim que estiver à temperatura ambiente, pode usar o pano como uma compressa. Pode também adicionar chá de gengibre a um banho de imersão.

Reishi . Considerado o cogumelo da imortalidade, e recentemente pesquisadores japoneses descobriram que também age como um anti-histamínico natural, tornando-o útil n o tratamento de alergias.






Tomilho . É um anti-histamínico natural, além de ter propriedades anti-sépticas que ajudam na limpeza de infecções. O óleo essencial tem demonstrado ter uma actividade anti-microbiana eficaz contra uma variedade de tipos diferentes de bactérias e fungos.







Vitamina C.  É um agente anti-histamínico natural, principlamente se usada em doses elevadas, cerca de 3.000 mg a 5.000 mg por dia.

Oregãos. Tem pelo menos sete diferentes produtos químicos anti-histamínicos, sendo portanto eficaz contra alergias, fungos e infeções.






Erva-cidreira, também conhecida como melissa, tem ação anti-histamínica e é útil no tratamento de eczema e dor de cabeça.









E é isso. =)
Tomem bastante cuidado e usem bastante protetor. Lembrando que não precisa estar na praia para usar protetor, hem? Se for sair de casa, até mesmo no quintal, passe pelo menos no rosto. Evita queimaduras de sol e evita o câncer de pele.
E não se esqueçam de beber MUITA água!
Espero que tenham gostado. Até a próxima. ;)

Lucélia. =*


Fontes: