Enquanto o mundo todo discute os projetos de lei  SOPA/PIPA no Brasil a grande maioria fala da Luiza, BBB e Pe Lanza. Mas é super importante saber o que está em jogo se essas leis forem aprovadas. Essa lei está para ser aprovada nos Estados Unidos e você me pergunta : Se é lá o que eu tenho com isso? E eu te respondo : TUDO!
Vamos tentar entender as leis e o que acontecerá caso elas sejam aprovada.

O projeto de lei PIPA (Protect IP Act) será votada dia 24 de janeiro pelo senado americano . E ela dá direito as indústria de entretenimento a intervenção direta a sites que veicule qualquer tipo de propriedade de terceiros ou seja fotos, vídeos, músicas filmes e etc. Um exemplo você filma a festa de um amigo e ao fundo toca uma música protegida pela lei , você terá seu vídeo excluído e poderá responder criminalmente por disseminar a pirataria. #Tenso.
Imaginem você sem poder fazer uma pesquisa no wikipedia, Yahoo answers? Adeus as redes de torrents, 4shared, Rapidshare e 70 % do conteúdo exibido em pesquisas de sites  de busca. O Megaupload já foi tirado do ar e seu dono preso.
Já no projeto de lei SOPA (Stop Online Piracy Act) a proposta é ter pena de até 5 anos de prisão para quem compartilhar conteúdo 'pirata' por 10 vezes ou mais em um período de 6 meses. Ou seja nada de compartilhar vídeos de sua banda preferida no facebook.
E sites como o Google e o Facebook podem ser punidos também por 'facilitar' a pirataria. A pena? O encerramento dos serviços e banimento do provedores e serviços.

Um vídeo para entender melhor:


Quem é a favor:
Emissoras de tv, gravadoras de música,indústria do cinema que se sentem lesadas pelos compartilhamentos em massa.

Quem é contra:
Sites como o Google, Facebook, WordPress, Wikipedia e muitos outros que  alegam (com razão) que teriam menos liberdade e darão poderes demais para quem quiser tirar endereços do ar.
Vários sites fizeram um blackout em protesto contra as leis.

Foto site Filosofia Hoje.

O que podemos fazer? Divulgar ações contra , falar muito nas redes sociais e conversar com os amigos .
O que vocês acham dessas leis ? Comentem bastante e divulguem!

Beijos
Mi Lappa