Durante a feira de eletrônicos Ceatec, a operadora DoCoMo apresentou tecnologia que mede nível de fome de usuários.

“O seu nível de fome é 60%. Abstenha-se de comer mesmo que você esteja com fome”. Assim está escrito na tela do smartphone Toshiba Regzano, no estande da NTT DoCoMo na feira de eletrônicos Ceatec, que aconteceu no Japão. E o gadget tem um motivo: faz poucas horas que você tomou café da manhã e com certeza você toparia comer um lanche agora mesmo, mas provavelmente deveria esperar até o almoço.

Como funciona o truque? Um bafômetro Bluetooth analisa a acetona no hálito, que o corpo produz quando a gordura corporal é consumida. Se os níveis de acetona são baixos, a teoria é que o corpo está gastando açúcar e carboidratos, e ainda não começou a queimar gordura.

Os participantes da feira fizeram filas para usar os aparelhos e pouco depois um smartphone próximo a eles se iluminou apresentando o resultado. As leituras pareceram um pouco grosseiras – um homem de aparência saudável foi avaliado com 150% de fome, enquanto muitos outros tiveram exatamente 36% de fome. O produto ainda não tem data de lançamento.

A pesquisa é parte de um estudo sobre a expansão do papel dos smartphones na sociedade, promovida pela DoCoMo, maior operadora do Japão, com cerca de 50% do mercado.

Também estão em exibição foram um conjunto de cases que agregam vários sensores para um celular, incluindo um detector de radiação e até mesmo um que identifica mau hálito.

A operadora também anunciou um serviço de internet de alta velocidade, ainda em desenvolvimento, para seus aparelhos. Cases de bateria externa feitos para smartphones da série NEC Medias da DoCoMo carregam totalmente em apenas 10 minutos, e ainda carregam 50% da bateria original do celular.
(Jay Alabaster)