Quando pensamos em caspa, logo nos vem à cabeça aquela descamação e oleosidade excessivas que aparecem no couro cabeludo, formando crostas brancas que coçam e esfarelam. Ela é, muitas vezes, responsável pelo enfraquecimento dos fios e até mesmo pela queda de cabelo.

Essa reação do couro cabeludo é um problema crônico, não tem cura. Porém, há muitas dicas de como controlar essa “chuva de flocos brancos” que muitas vezes nos deixa envergonhados.

1) Primeira dica, procure usar continuamente xampus anticaspa. Eles apresentam bons resultados. Porém, muitas vezes é difícil encontrar o xampu certo, varie até encontrar um que dê melhor resultado para o seu tipo de cabelo.

2) Troque de xampu mensalmente, pois muitas vezes criamos resistência ao produto que estamos usando por um longo tempo.

3) Ensaboe os cabelos duas vezes com xampu e deixe o sabão da segunda ensaboada agir por 5 minutos. Enxágue bem. Usar o xampu uma única vez não tira todos os poluentes, flocos e oleosidade que ficam no couro cabeludo.

4) Evite tomar banhos muito quentes. Eles aumentam a secreção sebácea, e também, o aparecimento das “casquinhas brancas.”

5) Tente não utilizar produtos viscosos pós-banho, como musse, spray e gel. Essas substâncias aumentam a oleosidade capilar.

6) Faça controle da sua alimentação, evite alimentos gordurosos e coma mais frutas, legumes e proteínas. Isso faz bastante diferença para seus cabelos. Pesquisas já mostraram que uma alimentação inadequada pode ser responsável por desequilíbrios das glândulas sebáceas causadoras da caspa.

7) Não fique muito tempo sem lavar a cabeça. Manter a higiene do couro cabeludo ajuda a diminuir a caspa. Não é verdade que lavar o cabelo todos os dias causa queda dos fios, apenas elimina aqueles que já caíram.

8) Evite coçar a cabeça. Caso machuque o couro cabeludo com suas unhas, utilize xampus menos agressivos, como os de bebê, até que o machucado cicatrize.

9) O estresse está inteiramente ligado ao aparecimento de caspa. Então, uma outra dica é tentar diminuir seu estresse diário. Tente relaxar de alguma forma.

10) Caso o seu problema com caspa seja muito sério e não consiga ser controlado com essas dicas, procure um dermatologista, ele é o melhor profissional para cuidar desse problema.

A caspa é um problema muito desagradável, mas você pode se livrar dele se seguir um controle cuidado dos seus cabelos.

Leia mais: http://www.mundodastribos.com/veja-10-dicas-para-acabar-com-as-caspas.html#ixzz1af0i6Enf