Durante o verão as crianças tem mais tempo para ficar ao ar livre, brincando e se expondo a mais riscos.
Durante esse período é necessário alguns cuidados especiais com a saúde e o bem estar dos nossos pequenos.As doenças mais frequentes no verão são as associadas a perda de líquidos que ocasionam desidratação que podem ser causadas por diarréias , suor excessivo e vômito.
A prevenção é o melhor remédio.

* Mantenha as crianças em ambientes arejados,com sombra, ventilação e ingerindo bastante líquido. Frutas e legumes sempre bem lavados .
O principal sintoma de desidratação é sede. Por isso ofereça mesmo sem a criança pedir.Se desconfiar de desidratação o soro caseiro é indicado: Faça com uma colher de sopa de açúcar e uma colher de cafezinho de sal, misturada em um litro de água.

*Se a criança estiver vomitando de alimentos leves e procure um pediatra se persistir.
*Se for a praia cuidado para a criança não ingerir areia ou água.
*Forre sempre o local que a criança estiver na areia para evitar micoses. Se mesmo com esse cuidado a criança se contaminar procure um dermatologista para indicar o medicamento correto, nunca use medicamentos e pomadas sem prescrição médica, mesmo que aquela amiga ou parente garanta que é ótimo.
*Use SEMPRE filtro solar específico nos pequenos, as queimaduras são frequentes essa época do ano. Mesmo em dias nublados podem ocorrer queimaduras. E mantenha-os longe do sol forte.
*Prefira alimentos com alta concentração de água.
*Coloque sempre roupas leves nos pequenos.
*Nunca deixe as crianças sozinhas perto de piscinas e fique sempre perto delas na praia evitando afogamentos.
*Com os menores prefira levar uma piscina inflável e coloque água doce.
*Verifique se há casos de água viva na praia que você está com seus filhos, evitando o contato dele com a água e consequentemente uma queimadura. Mas se ocorrer , lave com água fria corrente e leve a criança ao médico.

O verão pode ser mais tranquilo quando tomado alguns cuidados.
Fonte: No minuto.


Michelly Lappa