Ontem o fantástico exibiu uma matéria que falava sobre violência nos games, e que essa violência seria um fator de influência para as crianças e adolescentes se tornarem mais violentos...será? 51% das pessoas disseram que sim, jogos violentos influenciam, sendo que havia também as opções não e depende dos pais, fiquei me perguntando se os filhos jogam não é porque os pais permitem? Não é papel dos pais supervisionar o conteúdo que eles acessam?
Pois bem, para aqueles pais ou familiares que estão preocupados com o que as crianças e adolescentes jogam aí vai algumas dicas:

Informe-se
Familiarize-se com as classificações de jogos e as declarações de privacidade e revise cada termo de aceitação de uso de sites de jogos online.

Observe
Observe os jogos que seus filhos estão jogando e com quem os jogam. Coloque o computador ou console (Playstation, por exemplo,) em um local onde você possa monitorar com facilidade as atividades de seu filho e interesse-se pelo que ele estiver jogando.

Estabeleça regras
Você deve fazer isso antes que seus filhos comecem a usar a Internet, e tenha certeza de que eles entenderam as regras. As regras comuns incluem: tempo de jogo limitado, jogar apenas como amigos que conhecem fora da Internet, nunca bater papo com estranhos, nunca fornecer quaisquer informações pessoais, inclusive o nome verdadeiro da criança ou onde moram. Seja criativo e educativo.

Monitore os bate-papos e as mensagens de jogos
Se um jogador usa linguagem inapropriada, incentive seu filho a contar isso a você, de forma que você possa selecionar o nome do jogador ofensivo na lista de jogadores e excluir o áudio ou bloquear suas mensagens, ou ainda, denunciá-lo aos administradores do jogo através de email, bate-papo ou comentários. Consulte o site do jogo para obter mais informações.

Garanta a privacidade
Aconselhe seus filhos a nunca fornecer quaisquer informações pessoais (por exemplo, nome, idade, sexo ou endereço residencial), fotos de si mesmos, ou a encontrar pessoalmente alguém enquanto estiverem em salas de bate-papo online. Deixe claro que eles devem informá-lo imediatamente se alguém pedir essas informações.

Escolha nomes apropriados
Ajude seu filho a escolher nomes de tela e de personagem apropriados (também chamados gamertags) que estejam dentro das regras do site de jogo. Esses nomes não devem revelar qualquer informação pessoal ou possivelmente atrair importunações.
Ensine bons hábitos de segurança online aos seus filhos
Diga a seus filhos que caso sintam-se desconfortáveis com qualquer coisa que esteja acontecendo em um jogo, devem parar o jogo e informá-lo imediatamente, para que você possa registrar e denunciar o fato, se necessário.

Participe
Um dos modos mais seguros para que seus filhos joguem online com segurança é jogar junto com eles. Isso pode ser a última coisa que eles queiram, principalmente se já forem grandes, mas é um bom modo de ajudá-los a aprender a lidar com outros jogadores online e continuar se divertindo.
Fonte: Blog do Computador


Dialogo é chave para tudo, converse com seu filho, irmão, primo, assim além de criar um vinculo afetivo maior, você pode saber se ele está seguro ou não, e está tendo acesso a jogos que não são legais para ele.


Dicas de sites educativos:

Atividades Educativas: Dividido por disciplinas e tipos de jogos, ideal para ajudar no desenvolvimento escolar.
Turma da Mônica: Atividades divertidas e educativas com a turminha brasileira mais fofa.
Infopedagogia: Este site traz dicas de sites com atividades de matematica para todos níveis escolares.

Smartkids: Aqui você aprende brincando, também tem passatempos para imprimir.

Mingau Digital: Site infantil cheio de diversão, matérias interessantes, folclore, fábulas, dicas destaque para a seção Minforma(um pouco de muito).

Menino Maluquinho: Site do Menino Maluquinho, personagem do grande autor Ziraldo. Tem tirinhas de histórias, história do dia, profissões, piadas, enfim. O site é assim como o Maluquinho apaixonante.
Eco Kids: Site super bem feito da EcoKids. Muitas informações, jogos, receitinhas, dicas sobre preservação da natureza. Tem tanta coisa que vale a pena conferir.

Escola Games: Atividades para todas as idades.


São tantas opções que teria que dedicar alguns posts para isso, as crianças adoram esses sites, já testei, vale a pena...