Quando tenho mais chances de engravidar? Calcule o seu período fértil!
Entenda agora por que calcular o período fértil é importante tanto para mulheres que desejam engravidar quanto para as que querem evitar uma gravidez. Continue lendo!
Mulher pensativa segurando calendário do seu período fértil

O que é o período fértil?

É o espaço de tempo em que a mulher tem mais chances de engravidar. No período fértil, os hormônios femininos ficam à flor da pele e a libido da mulher aumenta. O útero (e todo o corpo da mulher) se prepara para receber a fecundação – quando o espermatozoide encontra o óvulo -, para dar início ao primeiro estágio da gravidez.
Com o auxílio do médico ginecologista e obstetra da Unimed Fortaleza Dr. Márcio Alcântara, explicamos a seguir como calcular o seu. Confira!

Como calcular o período fértil?

Ciclo regular

Todo ciclo começa com a menstruação. Em um ciclo regular, com duração média de 28 dias, o período menstrual acontece de três a oito dias.
Para descobrir o período fértil, a mulher deve contar 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação e acrescentar três dias antes e três dias depois dessa data.
Por exemplo, se o primeiro dia da menstruação de uma mulher foi dia 1º de janeiro, este foi o início do seu ciclo, e no 14ª dia ela estará ovulando, ou seja, no dia 14 de janeiro. Acrescentando três dias antes e depois dessa data, teremos que o seu período fértil ocorrerá nos dias: 11,12,13,14,15,16 e 17 de janeiro.
Caso haja uma relação sexual nesse espaço de tempo sem nenhum método contraceptivo, haverá uma grande probabilidade de ocorrer uma gravidez.

Ciclo Irregular

Algumas mulheres têm o ciclo irregular, com a menstruação ocorrendo em intervalos de tempo que variam bastante de um mês para o outro. Nesses casos, para entender quando ocorre o período fértil, é preciso fazer uma avaliação de 6 meses acompanhada por um médico ginecologista.
Durante esse período, será observado o ciclo menstrual de maior e menor duração para subtrair 14 dias. Veja o exemplo abaixo:
Se o ciclo de menor duração for de 28 dias (menos 14 dias = 14) e o maior for de 35 dias (menos 14 dias = 21), o período mais propenso para engravidar será entre o 14º e 21º dia de cada mês.

Quais são os sintomas do período fértil?

  1. Sentir-se mais animada;
  2. Pequeno aumento da temperatura corporal;
  3. Leve sensação de peso nas mamas;
  4. Dor leve na região pélvica e do abdômen;
  5. Aumento do apetite e libido.

Qual a probabilidade da mulher engravidar no período fértil?

É durante o período fértil que seu corpo está se preparando para uma gravidez. Logo, se você deseja engravidar, este é o momento de maior probabilidade.
Segundo o Dr. Márcio, "as taxas de sucesso de gravidez aumentam em até 25% neste período. Por isso, pede-se que as mulheres que querem engravidar mantenham relações sexuais em dias alternados, a partir do 10º dia até o 20º dia do ciclo".
Seguindo a sugestão médica, se o primeiro dia do seu ciclo foi dia 08 de janeiro, contanto 10 dias para frente, teremos o dia 17. Então, para aumentar as chances de gravidez, o casal deve manter relação sexual nos dias: 17,19, 21, 23 e 25 de janeiro para contemplar o espaço de tempo certo. Desta forma, você já sabe como engravidar no período fértil.

Como evitar a gravidez nesse período?

Já para evitar uma gravidez nesse período, a mulher pode optar entre 5 métodos contraceptivos regulares:
  1. DIU de Cobre ou Mirena;
  2. Oral (pílulas anticoncepcionais);
  3. Injetável;
  4. Adesivo;
  5. Implante.
O Dr. Márcio Alcântara alerta as mulheres que tiveram relações sexuais no período fértil sem proteção. O médico explica que "ainda é possível fazer uso da pílula do dia seguinte, caso você não tenha intenção de engravidar. Mas é preciso ficar atenta, quanto mais cedo usar, maior probabilidade de dar certo".

Toda mulher tem período fértil?

Algumas mulheres não passam pelo período fértil. É o caso das que utilizam anticoncepcionais, que estão na menopausa ou que possuem a síndrome do ovário policístico.
  • Anticoncepcionais

O objetivo do anticoncepcional é impedir a produção e liberação de óvulos. Assim, sem a ovulação, não existe período fértil.
  • Menopausa

A menopausa é caracterizada também pelo fim da produção de hormônios e óvulos, que foram liberados a cada menstruação desde a puberdade. Saiba mais sobre a menopausa.
  • Ovário Policístico

Esse distúrbio endócrino provoca alteração nos níveis hormonais levando a mulher a ter ciclos menstruais desregulados, podendo ocasionar infertilidade.

Quem fez laqueadura tem período fértil?

O procedimento consiste na ligação das trompas, o que impossibilita o encontro do espermatozoide com o óvulo, logo, não é possível haver uma gravidez. Mas a laqueadura não impede que ocorra a ovulação e o período fértil.

Faça descobertas surpreendentes sobre o seu corpo

O corpo feminino é um universo. Por isso, é importante que você entenda bem como ele funciona. Tanto para conhecimento quanto, principalmente, para que você saiba como agir em muitas situações.
Banner que leva ao Guia da Sexualidade Feminina
Foto do médico ginecologista e obstetra da Unimed Fortaleza, Dr. Márcio Alcântara


Conteúdo aprovado em parceria com o médico ginecologista e obstetra Dr. Márcio Alcântara | Diretor Técnico do Hospital Unimed