O exercício aeróbico é melhor do que o treinamento de resistência, caso o objetivo seja perder um tipo de gordura abdominal que representa uma grave ameaça à saúde.

Esta é a conclusão de um estudo que comparou a eficácia do treinamento aeróbico, como a corrida, e a do treinamento de levantar peso, como a musculação.

Foram avaliados, por oito meses, 196 adultos sedentários, com idade entre 18 e 70 anos, e que estavam acima do peso.

Os participantes do grupo que fez aeróbica correram 12 quilômetros por semana, chegando a frequência cardíaca máxima de 80%. Já quem fez parte do grupo de resistência praticou, três vezes por semana, três séries de 8 a 12 repetições de levantamento de peso.

Os pesquisadores da Universidade de Duke, nos EUA, analisaram como esses tipos de exercícios reduzem a gordura mais profunda do abdome, aquela que fica dentro da barriga, em volta dos órgãos. Chamada de visceral, ela está associada ao risco aumentado de doença cardíaca, diabetes e alguns tipos de câncer.

Os exercícios aeróbios reduziram significativamente a gordura visceral no grupo avaliado, melhorando os índices deles de resistência à insulina, enzimas hepáticas e as taxas de triglicérides.

“O treinamento de resistência é eficiente para dar força e aumentar a massa magra do corpo”, afirma o autor do estudo, e fisiologista do exercício Cris Slentz.

“Mas se você estiver com sobrepeso, assim como estão 2/3 da população, e você quer perder a gordura da barriga, o exercício aeróbico é a melhor escolha.

No mesmo estudo, os pesquisadores descobriram que as atividades como corrida queimam 67% mais calorias do que a musculação.