Jim Collins lança mais um trabalho inovador e pergunta: Por que algumas empresas prosperam na incerteza, até mesmo no caos, e outras não? Com base em nove anos de pesquisas, Collins e seu colega Morten Hansen enumeram os princípios necessários para construir uma empresa de sucesso em tempos imprevisíveis, focando não apenas o desempenho, mas também os cenários instáveis que os líderes de hoje enfrentam.
Foram estudadas companhias que alcançaram o sucesso em cenários caracterizados por mudanças bruscas que os gestores não podiam prever nem controlar. Os pesquisadores compararam essas empresas com um conjunto formado por organizações que não tiveram o mesmo sucesso em cenários muito semelhantes.
Os estudos apresentaram resultados surpreendentes:

• Os líderes destas empresas não assumiram mais riscos nem foram mais visionários ou mais criativos; foram, sim, mais disciplinados, empíricos e paranoicos.
• A inovação em si não é um trunfo; mais importante é a competência para dosar a inovação e mesclar criatividade com disciplina.
• Seguir a máxima segundo a qual liderar em um “mundo veloz” requer “decisões e ações rápidas” é assinar a própria sentença de morte.
• As empresas mais bem-sucedidas reagiram às mudanças radicais do mundo com menos mudanças que as do grupo comparativo.

Vencedoras por opção é um Collins clássico: contestador, bem pesquisado, edificante. Mostra de maneira convincente que, mesmo num mundo caótico e incerto, o sucesso é uma opção e não apenas um golpe de sorte.