A ciência garante: alguns nutrientes podem mesmo trazer melhora ou prevenir problemas de saúde. Confira quais são eles e o que precisa ser priorizado no seu cardápio

Quinoa
Indicação: esse grão apresenta grande quantidade de fibras, e por isso ajuda a reduzir a chamada resistência à insulina, que ocorre quando esse hormônio não consegue cumprir bem o seu papel de colocar a glicose dentro das células, precisando que sua produção pelo pâncreas seja aumentada. Se esse processo continuar ocorrendo no corpo a longo prazo, pode evoluir para odiabetes do tipo 2. A boa quantidade de fibras também ajuda no funcionamento do intestino e do sistema imunológico. A quinoa tem alta concentração de triptofano, precursor do neurotransmissor serotonina, que traz bem-estar.
Contraindicação: a quinoa também é rica em carboidratos. Se consumida em excesso pode gerar sobrepeso e gordura localizada.
Posologia: consuma de 1 a 3 colheres (sopa) por refeição, substituindo o arroz
Beterraba
Indicação: um estudo realizado na Universidade Wake Forest (EUA) em 2011 verificou que idosos que consumiam suco de beterraba tinham riscos menores de doenças cerebrais. Isso porque o nitrato, nutriente abundante nesse vegetal, melhora a circulação sanguínea, incluída a do cérebro, levando mais nutrientes ao lobo frontal, parte ligada à memória e habilidades cognitivas. O suco pode ajudar a prevenir ou ao menos adiar a degeneração dessas funções comuns com o avançar da idade. Não há evidência de cura, mas o alimento colabora para a melhor saúde mental. É um bom alimento também para evitar a pressão alta, além de auxiliar no rendimento de esportistas.
Contraindicação: não há relatos de efeitos colaterais no consumo desse alimento.
Posologia: os estudos sugerem ingestão de 450 ml do suco ao dia. Quanto ao vegetal em si, não há indicação, mas evite consumi-lo todos os dias, para evitar monotonia alimentar. 
Cranberry
Indicação: essa fruta, comum na América do Norte é eficaz nos quadros de infecção urinária. Isso porque se acredita que o nutriente proantocianidina, contido no alimento, impede que a bactéria que mais causa esse tipo de problema seja capaz de aderir ao tecido do trato urinário. O suco também tem esse efeito. Pesquisas feitas na University of Stirling e National Taiwan University Hospital, em 2012, mostram que o seu consumo afasta diversos tipos de infecções, evitando assim a ingestão de altas doses de antibióticos.
Contraindicação: não há estudos que comprovem alguma contraindicação da cranberry, mas acredita-se que quem usa medicamentos anticoagulantes possa ter hemorragias ao consumir a fruta. A causa seria a alta quantidade de antioxidantes que ela possui.
Posologia: para quem já tem algum problema urinário, indica-se de 500 ml a 1 litro do suco ao dia. Já os que querem só prevenir podem consumir 300 ml diariamente. 
Açafrão
Indicação: também conhecido como cúrcuma, nome que vem de uma substância chamada curcumina, que é o grande trunfo nutricional desse tempero e responsável por sua coloração. O nutriente tem propriedades antioxidantes, o que por si só já combate uma série de doenças causadas pelos radicais livres. Além disso, o composto tem ação anti-inflamatória, pois inibe a produção de citocinas, substâncias do nosso corpo que causam inflamações. O alimento possui propriedades antitumorais, que foram abordadas em um estudo publicado em 2002 pela revista Gastroentorology. Por fim, o consumo do alimento melhora a colite, um tipo de inflamação no intestino.
Contraindicação: pode causar ansiedade. O efeito ainda requer de confirmação científica.
Posologia: a indicação é de uma colher (chá) no arroz, legumes e molhos para carnes. 
Alho
Indicação: o alho é considerado um antibiótico naturalajudando na eliminação das bactérias e vírus: estudos indicam sua eficácia na eliminação de até 72 tipos desses antígenos. Uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) observou que alguns tipos de medicamentos para combater infecções e bactérias se potencializam por causa desse ingrediente. A grande responsável por esse efeito é uma substância chamada alicina, que lhe confere sabor e odor característicos. Além  disso, ele tem propriedades expectorantes e que estimulam a vasodilatação, fazendo bem à respiração e à circulação sanguínea.
Contraindicação: o uso excessivo pode causar má digestão, assim como irritabilidade da mucosa gástrica.
Posologia: o ideal é usar um dente cru e fresco ao dia. Ele pode ser amassado e adicionado à comida em pratos frios ou quentes, mascarando assim seu sabor. 
Espinafre
Indicação: quem acha que só a cenoura faz bem para a vista está enganado. Vegetais de folhas verdes escuras são ricos em luteína e zeaxantina, compostos que fazem bem à saúde dos olhos. Elas formam um pigmento amarelo-alaranjado no globo ocular, protegendo-o da luz azul, maléfica para essa estrutura do nosso corpo. Uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Saúde (EUA) indica que há uma redução de 43% da doença macular degenerativa relacionado à idade em pessoas que ingerem esses dois carotenoides de 4 a 5 vezes por semana. É um alimento também rico em nitritos, e por isso auxilia na redução da pressão arterial, como será explicado abaixo, em Cacau. Além de rico em vitamina A, outro carotenoide.
Contraindicação: o espinafre contém oxalatos, e se for consumido em excesso pode inibir a absorção de cálcio assim como interferir negativamente na saúde renal.
Posologia: é indicado o consumo de uma xícara (chá) de espinafre cru ao dia. 
Cebola
Indicação: a cebola contém quercetina, cujas propriedades diminuem o nível de histaminas no corpo, compostos que causam inflamações dos brônquios e dificultam a respiração. Um estudo da Universidade de Nutrição de Norwich (Reino Unido), publicado em 2012, mostra todos os mecanismos desse nutriente, que incluem a inibição de substâncias inflamatórias. A quercetina é um dos vários flavonoides contidos nesse bulbo, itens que auxiliam o sistema imunológico, assim como a vitamina C. Para finalizar, ela também depura o sangue e o fígado de substâncias prejudiciais, fazendo uma limpeza completa.
Contraindicação: não é recomendada a quem tem acidez estomacal.
Posologia: indica-se meia cebola crua ao dia. A quercetina  consegue ainda se conservar se o alimento for  aquecido rapidamente, portanto como condimento em cozidos não adianta.
http://revistavivasaude.uol.com.br/guia/home/os-melhores-alimentos-curativos/1028/